"cookieOptions = {close};" Eclipse lunar poderá ser visto no interior de PE; veja pontos com vista privilegiada

Notícias

6/recent/ticker-posts

Eclipse lunar poderá ser visto no interior de PE; veja pontos com vista privilegiada

 

Um eclipse lunar parcial poderá ser visto no céu do interior de Pernambuco no final do mês de agosto. O evento poderá ser acompanhado a olho nu em países da América, da Europa e da África. De acordo com a Associação Astronômica de Arcoverde, no Sertão, alguns pontos do Agreste e Sertão terão a vista privilegiada.

O eclipse lunar parcial, previsto para a madrugada de 28 de agosto, poderá ser visto a partir da 1h em todos os estados brasileiros. De acordo com Marlon Tenório, da Associação Astronômica de Arcoverde, alguns fatores favorecem o avistamento do fenômeno.

“Em agosto, a região do Agreste e do Sertão pernambucano apresenta clima seco e céu limpo, o que reduz drasticamente o risco de cobertura por nuvens”, destaca. A posição geográfica também favorecerá o avistamento, pois o estado terá a Lua em posição elevada no céu, durante o ápice do eclipse.

Por se tratar de um eclipse lunar, o fenômeno é completamente seguro e não exige equipamentos ópticos especiais ou filtros para ser contemplado.

Confira pontos com vista privilegiada durante o eclipse lunar parcial

Pesqueira – Mirante do Santuário

Arcoverde – Cruzeiro Novo

Garanhuns – Alto do Magano

Serra Talhada – Monte do Bom Jesus

Triunfo – Lagoa

Santa Cruz do Capibaribe – Cruzeiro

Belo Jardim – Mirante Serra do Vento

"Lembramos que nas demais cidades poderá ser melhor observado no ponto mais alto e de preferência sem poluição luminosa, mas procurem lugares seguros", disse Marlon Tenório. G1.

Postar um comentário

0 Comentários