"cookieOptions = {close};" Organização criminosa do sertão de Pernambuco é alvo da PF

Notícias

6/recent/ticker-posts

Organização criminosa do sertão de Pernambuco é alvo da PF

 

A Polícia Federal em Pernambuco, por meio da Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro/PE, deflagrou, na manhã de hoje (02/04/2025), a denominada Operação Ostentação, com a finalidade de reprimir a atuação de uma organização criminosa especializada na prática dos crimes de tráfico de entorpecentes, lavagem de dinheiro e descaminho, baseada na cidade de Salgueiro, com ramificações na região do sertão do Estado de Pernambuco e em outras unidades da federação.

As investigações, iniciadas em 2023 a partir de levantamentos realizados por equipes da Delegacia da Polícia Federal em Salgueiro, revelaram indícios de que um grupo de pessoas, em sua maioria residentes no município de Salgueiro e região, seria responsável por um organizado esquema interestadual de tráfico de drogas e de lavagem de dinheiro, utilizando-se, neste último caso, de atividades comerciais e empresariais aparentemente lícitas, tais como, bares, boates, distribuidoras de bebidas e transporte.

Os trabalhos apuratórios demonstraram que o grupo operava de forma articulada e hierarquizada, contando com distribuidores regionais, operadores financeiros, pessoas interpostas (laranjas) e até com internos do sistema penitenciário estadual. Em sua maioria, o entorpecente distribuído pelo grupo investigado era transportado em pequenas quantidades, porém com frequência elevada, como forma de dificultar a identificação e repressão pelas forças de segurança do Estado.

Ao todo, 78 Policiais Federais estão dando cumprimento a 28 ordens judiciais, expedidos pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Salgueiro/PE, sendo 19 mandados de busca e apreensão e 09 mandados de prisão preventiva, em endereços localizados nas cidades de Salgueiro/PE, Araripina/PE, Petrolina/PE, São Paulo/SP e Santo André/SP, tudo com o objetivo de reunir elementos que corroborem o conjunto de provas já amealhadas nos autos da investigação, além de retirar de circulação os principais responsáveis pelas práticas criminosas 

No Estado de São Paulo, a atuação das equipes da Polícia federal contou com o apoio da Polícia Militar, por meio de efetivo disponibilizado pela ROTA/PMSP – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar.

Os crimes investigados são de Organização Criminosa (Art. 1º, §1º da Lei nº 12.850/13), Tráfico de Drogas (Art. 33, caput, da Lei nº 11.343/06), Lavagem de Dinheiro (Art. 1º da Lei nº 9.613/98), Porte e posse ilegal de arma de fogo (Art. 14 e Art. 16 da Lei nº 10.826/03) e Descaminho (Art. 334, §1º, inciso III, do Decreto-Lei nº 2.848/40), cujas penas máximas, somadas, podem ultrapassar 40 (quarenta) anos de reclusão. 

O nome da operação, Ostentação, faz alusão ao estilo de vida financeiramente desregrado dos supostos integrantes da organização criminosa investigada, revelado no curso das apurações.

Da Polícia Federal. Agreste VI0I3NT0.

Postar um comentário

0 Comentários