Notícias

6/recent/ticker-posts

Serra dos Cavalos: conheça a reserva ambiental que é um fragmento de Mata Atlântica em Caruaru

 

Passeios no local guardam muitas surpresas, como riacho, corredeira, cachoeira, gigantes árvores seculares, belíssimas vistas panorâmicas, trilhas e ruínas de importância histórico-cultural.

Conhecido popularmente como Serra dos Cavalos, o Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho localizado em Caruaru, Agreste de Pernambuco é um fragmento de Mata Atlântica com 359 hectares de extensão inserido em pleno semiárido. Neste domingo (7), a reserva completa 41 anos.

Antes de chegar ao parque, o turista já pode contemplar belas imagens da zona rural da Capital do Forró. O registro acima foi feito na Vila do Murici, que fica localizada antes do parque ecológico e é ponto de apoio para os turistas que visitam o local.

Ao chegar na sede do parque, o visitante recebe as boas-vindas com uma breve apresentação sobre os brejos de altitude, a história do espaço e sua importância, além de orientações para segurança e bem-estar dos visitantes.

O parque possui sete roteiros de trilhas agradáveis, quase sempre à sombra de enormes árvores, em um clima ameno por conta da altitude (800 a 900 m), com extensões que variam de 1 a 12 Km e diferentes níveis de dificuldade.

Os passeios guardam muitas surpresas, como riacho, corredeira, cachoeira, gigantes árvores seculares, belíssimas vistas panorâmicas e ruínas de importância histórico-cultural.

Durante os percursos, ainda é possível encontrar raridades como o Pintor-verdadeiro (Tangara fastuosa), pássaro ameaçado de extinção, e o pinheiro do Nordeste, o único “pinheiro” (gimnosperma) nativo da região Nordeste, que tem o parque como local exclusivo de ocorrência em Pernambuco.

Segundo o biólogo e professor Alexandre Nunes, o Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho é uma reserva florestal serrana, remanescente de mata atlântica, localizada na área da antiga Fazenda Caruaru. 

Funcionamento do parque

O parque funciona das 7h às 16h, de Terça-feira a domingo. A entrada nas trilhas é permitida das 7h às 14h, com permanência permitida até às 17h. Para o acesso às trilhas do parque é obrigatório o agendamento prévio pela internet.

Ecovila Vraja Dhama


Uma atração junto ao parque é a Ecovila Vraja Dhama, que funciona no local desde 1985, sendo o primeiro Centro Hare Krishna do Nordeste.

Dentre os serviços disponíveis para o turista estão a hospedagem em camping ou em chalés, a participação em oficinas de mandala e yoga, além de refeições em cozinha comunitária com um cardápio lactovegetariano, com opções veganas, propiciando alimentação saudável e saborosa em um ambiente familiar e agradável.

Funcionamento da vila

Endereço:

Vila do Murici (acesso pela BR 232). 

Visitação:

Terça-feira a domingo, 7h às 16h. 

Agendamento:

(81) 9 9984-7530


G1

 

 

Postar um comentário

0 Comentários