Policiais da equipe Malhas da Lei de Caruaru prenderam na última quarta-feira (10) em Caruaru, o ex-prefeito de Sanharó, Ranieri Aquino de Freitas, que estava foragido da Justiça desde novembro de 2016, quando foi condenado a 18 anos de prisão pelo assassinato de um pecuarista da região, além de crimes de corrupção ocorridos em sua gestão. Somadas, as penas ultrapassam 75 anos.
A Justiça Federal já havia expedido 13 mandados de prisão contra o político por outras acusações além do homicídio, como falsificação de documento público, apropriação indébita previdenciária, falsidade ideológica, falsificação de documento particular, corrupção passiva, fuga de pessoa presa ou submetida a medida de segurança, corrupção ativa, falsificação de papéis públicos e dispensa irregular de licitação.
O CRIME
O assassinato aconteceu em agosto de 2003. Freitas contratou um policial militar aposentado para executar a tiros José Arnaldo Didier Leite em sua chácara, na zona rural de Sanharó. A motivação para o crime teria sido brigas e desavenças entre os grupos políticos.
Em 2016, na época do julgamento, Freitas já cumpria pena em um presídio após ser condenado por corrupção, acusado de desviar cerca de R$ 112 mil dos caixas públicos, além de irregularidades em licitações.
Após a condenação, o
ex-prefeito alegou problemas cardíacos e conseguiu autorização para cumprir a
pena em casa, com uso de tornozeleira eletrônica, mas fugiu em 28 de outubro
daquele ano, antes mesmo de instalar o equipamento na Justiça de Pernambuco.
Raniere Aquino já passou
pela audiência de custódia e foi recolhido á Penitenciária Juiz Plácido de
Souza, onde permanecerá a disposição do juiz da Vara de Execuções Penais. Agreste Vl0I3NTO
0 Comentários