Notícias

6/recent/ticker-posts

Instituto Conceição Moura implementa novas brinquedotecas na educação municipal

 


Quatro novas brinquedotecas vão ser implementadas pelo Instituto Conceição Moura em escolas municipais de educação infantil em Belo Jardim. A ação faz parte do projeto "Direito ao Brincar: Brinquedotecas Vivas" em parceria com a Secretaria de Educação do município, que já entregou duas brinquedotecas no dia 12 de junho na Escola Municipal Maria Antonieta e na Escola Municipal José Zeferino, Zona Rural de Belo Jardim.

Promover o direito de brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil, de acordo com a Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU. Além da doação de brinquedos, mobiliários e parquinhos, o projeto também viabiliza a formação das equipes escolares para utilizar o material e espaço para pintura lúdica, garantindo o direito de brincar de forma efetiva.

Em 2023, foram implantadas seis brinquedotecas que alcançaram 980 pessoas. Com a implantação de mais quatro brinquedotecas, 10 instituições vão ser beneficiadas no total, com expectativa de impactar 1.500 pessoas, criando ambientes e oportunidades para que crianças do município possam crescer saudáveis e preparadas para enfrentar os desafios da vida.

O projeto "Direito ao Brincar: Brinquedotecas Vivas" é uma das ações da área de primeira infância do Instituto, que é a fase do período da gestação até os 6 anos de idade. É um período fundamental no desenvolvimento das crianças, no qual todas as experiências vividas são diretrizes durante toda a sua vida.

As brinquedotecas estimulam o pensamento crítico e a resolução de problemas das crianças, incentivando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais importantes, como a cooperação, a negociação e a resolução de conflitos, além de melhorar a coordenação motora das crianças. Também são espaços de criação de histórias e cenários imaginários que estimulam a criatividade e a imaginação das crianças.



Postar um comentário

0 Comentários