Notícias

6/recent/ticker-posts

Carro da Pitú: conheça uma das principais atrações da Festa das Marocas de Belo Jardim

 


”Na terça-feira, quando o carro vai embora, a cidade toda chora”.

O Carro da Pitú é uma das atrações mais aguardadas da tradicional Festa das Marocas e, este ano, ele estará mais uma vez arrastando as pessoas pela cidade de Belo Jardim.

A primeira aparição do carro no município ocorreu em 1972, quando o famoso “Otoni Propaganda” foi convidado para participar pela cidade, mas que antes os responsáveis pela festa deveriam ir até Vitória de Santo Antão para falar com o senhor Aluísio Ferrer de Morais e pedir a autorização para o carro participar, depois disso, o resto é história.


Para a belo-jardinense, Luciana Santos, viver a Festa das Marocas no passado era uma alegria imensa: "Só quem teve o privilégio de viver intensamente a Festa das Marocas de Belo Jardim vai ter o prazer de guardar em suas lembranças a simplicidade de uma festa que, ao mesmo tempo, era tão grandiosa. Era impressionante como um simples carro conseguia transformar uma cidade e fazer uma grandiosa festa com as músicas que ele tocava. Tocava lançamentos, cirandas, ali na Avenida Siqueira Campos. Éramos felizes e brincávamos todos os dias. Aquela ciranda que dançávamos intensamente, com maior prazer, vivendo a cultura de nossa cidade e do nosso estado. Era uma festa simples, mas a gente curtia muito”.

A partir de 1973, a Pitú passou a ser patrocinadora oficial do evento e segue até hoje com o patrocínio da festa. O carro passou alguns anos sem visitar a cidade de Belo Jardim, mas em 2016 ele retornou para alegrar a população do município e, aos poucos, a tradição de contar com o carro voltou a ser tradição em todos os anos da festa.

"Quando chegava o carro da Pitú na BR, todo mundo estava esperando com euforia, alegria. Crianças, jovens, adultos e idosos ficavam empolgados quando o carro chegava, era uma grande história da nossa festa. Além da chegada, também tinha a despedida, onde as pessoas choravam pelo fim da festa. Era muito bonito”, disse o historiador Ivonaldo Gouveia.

Todos os anos, o carro fica localizado no fim da Avenida Deputado José Mendonça, onde os cidadãos belo-jardinenses e os turistas se reúnem para dançar ciranda ao redor do carro. 

Eveline Franklin, neta de Zélia Franklin, uma das fundadoras, falou sobre as experiências dela, quando jovem: “Íamos dormir ao som do carro e acordávamos com ele também, não era só uma festa, era uma confraternização completa”.

Em 2024, na 55ª edição da Festa das Marocas, o carro estará animando a população de Belo Jardim mais uma vez. As festividades começam no dia 05 de julho e vão até o dia 09 de julho, quando o carro se despede e encerra mais uma festa.

Postar um comentário

0 Comentários