Mal começaram, as obras de
duplicação da BR-423, no Agreste de Pernambuco, já estão paralisadas. A ordem
de serviço do primeiro trecho do projeto de adequação da capacidade viária da
rodovia – que compreende 43,1 quilômetros entre os municípios de São Caetano e
Lajedo, num investimento de R$ 330 milhões, previstos no Novo PAC (Plano de
Aceleração do Crescimento) – tinha sido assinada pelo presidente Luiz Inácio
Lula da Silva, o ministro dos Transportes, Renan Filho, tendo ao lado a
governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, em novembro de 2023.
A paralisação, inclusive,
não foi divulgada publicamente pelo governo federal, mas quem circula no trecho
da rodovia não vê nenhuma obra. O JC percorreu a BR e encontrou apenas
vestígios do início da construção, como manilhas (tubos de concreto utilizados
em construções de esgotos sanitários, industriais e pluviais) acumuladas em uma
das margens da rodovia. Os equipamentos são referentes aos trabalhos de
terraplanagem e drenagem.
Os únicos trabalhadores do
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), órgão federal
responsável pela duplicação, encontrados pela reportagem estavam executando
remendos paliativos na estrada – a famosa operação tapa-buraco. A medida,
segundo informaram, é necessária para reduzir a insegurança da BR enquanto os
trabalhos de duplicação não são retomados. Principalmente na época de festejos
juninos, quando o volume de veículos circulando em direção a Garanhuns e para
Caruaru aumenta significativamente.
A reportagem aguarda um
retorno do DNIT sobre o tempo e as razões para a paralisação. O que foi apurado
extraoficialmente é que a obra enfrentou problemas com o licenciamento
ambiental, que estaria sendo resolvido para que os trabalhos possam ser
reiniciados em breve.
ENTENDA A OBRA DE DUPLICAÇÃO
DA BR-423
Os serviços de duplicação e
adequação da BR-423 estão sendo executados pelo DNIT em 43,1 quilômetros da
rodovia federal, do quilômetro 18,2 ao 61,3, com investimento previsto de R$
330,3 milhões.
Todo o empreendimento, de 83,1 quilômetros, que liga São Caetano a Garanhuns, está incluído no Novo PAC. Em novembro de 2023,
quando a OS foi assinada com
pompa pelo presidente Lula, a empresa vencedora da licitação já atuava no
trecho com os trabalhos iniciais de instalação do canteiro de obras,
mobilização da equipe e dos equipamentos e preparativos para dar a largada na
execução de serviços de terraplanagem e drenagem, inicialmente nos primeiros 20
quilômetros.
O trecho da rodovia federal
a ser duplicado é um dos principais acessos ao Agreste meridional de Pernambuco
e via de escoamento da produção da bacia leiteira da região. A requalificação
da rodovia deve impulsionar, ainda, o crescimento dos setores de serviços,
turismo e comércio.
SEGUNDA ETAPA ESTARIA
GARANTIDA, AFIRMOU UNIÃO NA ÉPOCA
Apesar de os trabalhos da
primeira etapa da duplicação da BR-423 estarem paralisados, na época da
assinatura da OS o governo federal garantiu que o segundo trecho, mais 40
quilômetros entre Lajedo e Garanhuns, teria início até o fim de 2024.
Durante a solenidade de
assinatura, no Palácio do Planalto, o ministro dos Transportes, Renan Filho,
afirmou que o edital do projeto da segunda etapa estava quase concluído e seria
lançado em breve.
Por JC Online.
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