Notícias

6/recent/ticker-posts

Il Fórum Comunitário do Selo Unicef avalia progresso em Belo Jardim

 


A Comissão Intersetorial do Selo Unicef e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) realizaram, nesta quarta-feira (22), o II Fórum Comunitário do Selo Unicef 2021-2024 , reunindo autoridades municipais e membros do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) para avaliar o Plano de Ação pelos Direitos da Criança e do Adolescente. 

A Prefeitura Municipal de Belo Jardim, por meio de diversas secretarias, apresentou resultados positivos. A Secretaria de Assistência Social superou suas metas ao ampliar o acompanhamento de 160 para 198 famílias. A Secretaria de Saúde também registrou progressos consideráveis, com a cobertura vacinal aumentando de 60% para 69,24% e a mortalidade infantil reduzida de 15% para 13,5%.

Na área da educação, houve uma redução significativa na evasão escolar, que caiu de 2,8% para 0,81%, e a Busca Ativa Escolar atingiu 101% em dezembro de 2023. A Secretaria de Juventude promoveu diversas ações, incluindo palestras sobre empoderamento feminino, prevenção da gravidez na adolescência, igualdade de gênero, mudanças climáticas, meio ambiente, limpeza urbana, racismo, violências contra adolescentes e projetos contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Outro dado relevante apresentado no fórum foi o aumento do número de escolas municipais com acesso a água potável e saneamento, que subiu de 52% para 90%. Além disso, a matrícula de alunos entre 15 e 17 anos no Ensino Médio subiu de 52% para 53%.

O Selo Unicef, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, visa garantir direitos e promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes em áreas vulneráveis. "A edição 2021-2024 tem mobilizado esforços intersetoriais para melhorar as condições de vida e assegurar os direitos das crianças e adolescentes em Belo Jardim. Seguiremos nos esforçando para garantir e criar oportunidades de desenvolvimento para todos", afirmou o articulador do Selo Unicef, Ricardo Nunes.



Postar um comentário

0 Comentários