Notícias

6/recent/ticker-posts

Belo Jardim terá curso de medicina na AEB/FBJ e vestibular deve ser realizado no próximo ano

 

O sonho de ter um curso de medicina em Belo Jardim está virando realidade. Nesta quarta-feira (9), o pleno do Conselho Estadual de Educação aprovou, por unanimidade, o parecer final da Câmara de Ensino Superior sobre o curso de Medicina da Autarquia Educacional de Belo Jardim. O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, a equipe da AEB/FBJ, e o deputado Mendonça Filho, remotamente dos Estados Unidos onde cumpre agenda oficial, acompanharam a a votação.

Após esta aprovação, será iniciada a fase das adequações física dos ambientes da Autarquia Educacional de Belo Jardim. Na sequência, serão implantados os laboratórios e efetivada a implantação do curso com a abertura da seleção dos candidatos. Em 2025 será aberto o vestibular para seleção dos alunos e em 2026 as aulas serão iniciadas. Serão 100 vagas divididas em dois semestres. O Prefeito Gilvandro Estrela comemorou a aprovação do curso que vai transformar a realidade econômica de Belo Jardim e região. “Sempre acreditei neste projeto e toda equipe recebeu nosso apoio incondicional. Agradeço a sensibilidade e apoio da governadora Raquel Lira que foi fundamental neste processo. O curso de medicina de Belo Jardim será inovador, voltado para a saúde da família e que vai gerar uma cadeia de desenvolvimento para toda região”, destacou.

 

Idealizador do projeto de implantação do curso de medicina da AEB/FBJ, o deputado Mendonça Filho comemorou a aprovação. “Este é um sonho de muitos anos. A faculdade de medicina vai receber além dos belo-jardinenses, alunos de fora da região e do estado agregando um valor importante de movimentação econômica para a cidade de cerca de R$50 milhões por ano. Quando o curso tiver no seu ciclo de 6 anos completos, teremos 600 alunos de medicina em Belo Jardim”, destacou. Mendonça, quando ministro da educação Mendonça garantiu para Belo Jardim o campus da UFRPE e o curso de Engenharia de Software para o Instituto Federal de Pernambuco, em Belo Jardim. O deputado está em missão internacional aos Estados Unidos para palestra sobre o Novo Ensino Médio, na Faculdade de Educação da Universidade de Stanford.

O presidente da Autarquia Educacional de Belo Jardim, professor Antonio Habib parabenizou e agradeceu o apoio de toda equipe na realização do sonho de aprovar este curso de medicina. “Foram meses de trabalho dedicados a esse projeto. Além da nossa competente equipe, do apoio incondicional do prefeito Gilvandro Estrela e de toda a atenção e articulação do deputado Mendonça Filho, tivemos auxílio de professores do Recife, Petrolina, Goiás, São Paulo para que pudéssemos ver nosso curso aprovado”, comemorou.

A faculdade de medicina de Belo Jardim só se tornou viável graças ao projeto de construção do Novo Hospital da cidade. Uma unidade de 100 leitos que será erguida na PE- 166. Além de atender a população da região, a nova unidade também será um hospital escola para atender os estudantes de medicina da AEB/FBJ. O Projeto de implantação da faculdade de medicina prevê ainda a construção de um novo prédio para acomodar os estudantes. 

Postar um comentário

0 Comentários