Alunos fazem parte do projeto "Era Uma Vez... Brasil", que tem patrocínio da Moura através do Instituto Conceição Moura
Vinte estudantes e um professor de Belo Jardim estão de malas prontas para participar de um intercâmbio cultural em Portugal. Os jovens foram selecionados pelo projeto "Era Uma Vez... Brasil", que realiza sua sexta edição na cidade e conta com patrocínio fundamental das Baterias Moura através do Instituto Conceição Moura. No domingo (13), o grupo embarca para dez dias de viagem em Lisboa onde vão refazer os caminhos da corte portuguesa antes da sua chegada ao Brasil. Além dos estudantes de Belo Jardim, o grupo de intercambistas é formado por outros 60 alunos e 7 professores de outras sete cidades brasileiras: Salvador, Mata de São João e Jacobina (BA), Ribeirão Preto, Lençóis Paulista, Serrana e Macatuba (SP).
A viagem é uma das etapas do projeto que reconta a História do Brasil, trabalhando na sala de aula de escolas municipais brasileiras narrativas não mostradas pelos livros didáticos tradicionais que exaltam a importância dos povos originários e quilombolas na construção histórica do país. Muito além de uma viagem turística internacional, os participantes têm no intercâmbio a continuidade de um processo pedagógico que teve início junto ao ano letivo das escolas e veio se desenvolvendo ao longo dos meses de 2022. Em Belo Jardim, foram mais de 650 inscritos, entre estudantes e professores, de 14 escolas.
Além das visitas a pontos históricos, o grupo visitará escolas de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Durante a viagem, os estudantes irão apresentar o resultado do projeto desenvolvido ao longo desses meses de preparação: os curtas-metragens e o livro de histórias em quadrinhos (HQs) “O Outro lado da História”.
“Mais do que proporcionar uma viagem inesquecível, o projeto estimula os estudantes a compreender a história do Brasil e refletir sobre o cenário atual. O grande prêmio, na verdade, é o de despertar o lado crítico desses adolescentes para que entendam a sua própria história e passem a ver o seu país sob outra perspectiva”, afirma Lorena Tenório, Coordenadora Executiva do Instituto Conceição Moura.
O projeto, desenvolvido pela Origem Produções e realizado através de parceria com a Secretaria de Educação e Tecnologia de Belo Jardim, está em sua sexta edição e realiza atividades educativas, artísticas e culturais. O Era Uma Vez… Brasil exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo e ecossocialismo.
“Além do momento mais esperado pelos alunos, a viagem é também uma das etapas mais significativas do projeto. A vivência de estar em outro país, para a grande maioria deles, pela primeira vez, e conhecer um lado das suas origens, aprendendo sobre outra cultura, percorrendo caminhos que só viram nos livros e trocando conhecimento com outros jovens é uma experiência muito marcante para os estudantes”, destaca Marici Vila, uma das realizadoras do projeto.
O projeto contou nesta 6ª edição com mais de 3 mil inscritos de 82 duas escolas em todo país. Em cinco anos consecutivos, foram beneficiados mais de 11 mil jovens, 446 escolas e de 30 municípios nos estados da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. O “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério do Turismo, Governo Federal.
Instituto Conceição Moura
O Instituto Conceição Moura é uma organização privada, sem
fins lucrativos, concebida e mantida pelo Grupo Moura, com atuação autônoma na
promoção de Transformação Social por meio do desenvolvimento de habilidades para
a vida de crianças e jovens. Anualmente, 30 mil pessoas são beneficiadas pelas
ações e projetos do Instituto, cujo nome é uma homenagem à empreendedora e
cofundadora do Grupo Moura, Conceição Moura. Os projetos desenvolvidos
favorecem o desenvolvimento de crianças e jovens da cidade, apoiando-os na
superação dos desafios da vida pessoal e na construção de uma comunidade mais
cidadã, sustentável, crítica e engajada na busca por soluções.
0 Comentários