OFERECIMENTO/ PROPAGANDA

Notícias

6/recent/ticker-posts

Apac alerta para chuvas de moderadas a fortes no Grande Recife, Zona da Mata e Agreste


A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, nesta segunda (1º), um aviso de chuvas de moderadas a fortes. O alerta, divulgado pela agência às 17h, é válido por 24 horas, no Grande Recife, Zona da Mata e Agreste.

Segundo a Apac, a previsão é de “continuidade das chuvas de madrugada e nas primeiras horas da manhã da terça”. A Defesa Civil do Recife pede que moradores de área de risco procurem locais seguros.

Também está prevista a redução “gradual” das precipitações. De acordo com a meteorologista Zilurdes Lopes, da Apac, a atuação de um sistema chamado de Ondas de Leste, típico neste período do ano, pode provocar as chuvas "desde o Agreste ao litoral".

"Ele vem de ondas que se propagam e vem se deslocando da costa Oeste da Africa, causando chuvas e, algumas vezes, quando chega aqui ao litoral, se intensifica. Então, a tendência é que ele já comece a causar chuva hoje à noite e durante a terça e a quarta-feira, com a chuva na categoria moderada a forte", afirmou.

Zilurdes Lopes explicou que esse sistema também pode influenciar na velocidade dos ventos. "Geralmente, quando ele está atuando, com essa nebulosidade, essas nuvens, isso pode ter alguma influência na velocidade dos ventos, mas a gente não tem uma previsão da velocidade", disse.

A Defesa Civil do Recife informou que mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas. A orientação é que os moradores das áreas de risco procurem locais seguros e acionem o órgão. Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários