Notícias

6/recent/ticker-posts

Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros reforçam orientações sobre o manuseio de fogos de artifício nesse período de festejos juninos

 

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros ainda reforçam orientações sobre o manuseio de fogos de artifício pois é preciso ter atenção desde a compra do produto, o que deve ser feito sempre por uma pessoa adulta. Os responsáveis devem ter muito cuidado na compra desses materiais, tanto para uso, quanto para venda. É importante buscar estabelecimentos credenciados junto ao Corpo de Bombeiros ou Exército Brasileiro, ver se tem o selo do Inmetro, o que significa mais segurança sobre a qualidade do produto.

▪️Outro cuidado importante é quanto à classificação dos fogos por faixa etária. Ela varia de classe A, para crianças; B, para juvenis; e C e D, para adultos. A orientação consta na embalagem do produto. Na hora da compra, as crianças devem estar acompanhadas dos responsáveis, pois o produto não pode ser vendido diretamente para esse público.

▪️O manuseio adequado também evita acidentes. Um dos cuidados necessários ao uso de fogos é quanto à posição de colocação. Se for do tipo torre, é preciso colocar um abaixo do outro, encaixando, e sempre com o pavio virado ao oposto do outro. No caso de bombinhas de mão, é comum que algumas crianças esperem para explodir. Elas devem sempre soltar antes e jamais ficar perto do produto soltando faísca. Toda atenção é necessária, e de preferência, com um adulto por perto orientando e observando.

▪️O Decreto-Lei Federal nº 4.238, alterado pela Lei nº 6.429, frisa a proibição de soltar fogos de artifício nas proximidades de hospitais, escolas e casas. Em caso de insistência, estes usuários podem ser multados e sofrerem sanções penais em caso de acidentes pessoais ou materiais. A preocupação também está em casas onde existam pessoas autistas e também animais silvestres como pássaros e cachorros. Um diálogo tranquilo com os responsáveis pelos fogos pode contribuir para que não ocorra o barulho nas proximidades de casa.

Desejamos um ótimo São João a todos! Festejem com responsabilidade. 😁🤝🏻

Postar um comentário

0 Comentários