Notícias

6/recent/ticker-posts

Quarenta alunos de Belo Jardim embarcam nesta quinta-feira (05/05) para intercâmbio em Portugal

Os estudantes são dos oitavos e nonos anos da rede pública de ensino que fazem parte do projeto Era Uma Vez... Brasil, que tem patrocínio do Instituto Conceição Moura

Quarenta estudantes e dois professores de Belo Jardim estão de malas prontas para participar do intercâmbio cultural em Portugal. Os jovens, que foram selecionados pelo Projeto Era Uma Vez... Brasil, patrocinado pelo Instituto Conceição Moura, embarcam nesta quinta-feira (05/05) à noite para dez dias de viagem onde vão refazer os caminhos da corte portuguesa antes de chegar ao Brasil. Além dos estudantes de Belo Jardim, o grupo é formado por mais 46 alunos e professores de outras cinco cidades brasileiras.

Muito além de uma viagem turística internacional, os participantes têm no intercâmbio a continuidade de um processo pedagógico iniciado ainda em março de 2020 e retomado no ano passado, depois de ter sido interrompido pela pandemia. Além das visitas a pontos históricos, o grupo visitará escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil.

Durante a viagem, os estudantes irão apresentar o resultado do projeto desenvolvido ao longo desses meses de preparação: 20 curtas-metragens e o livro de histórias em quadrinhos (HQs) “O Outro lado da História”.

O projeto desenvolvido pela Origem e realizado através de parceria com a Secretaria de Educação e Tecnologia de Belo Jardim, está em sua quinta edição, realiza atividades educativas, artísticas e culturais. O Era Uma Vez… Brasil exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo, ecossocialismo.

Instituto Conceição Moura

O Instituto Conceição Moura é uma organização privada, sem fins lucrativos, concebida e mantida pelo Grupo Moura, com atuação autônoma na promoção de Transformação Social por meio do desenvolvimento de habilidades para a vida de crianças e jovens. Anualmente, 30 mil pessoas são beneficiadas pelas ações e projetos do Instituto, cujo nome é uma homenagem à empreendedora e cofundadora do Grupo Moura, Conceição Moura. Os projetos desenvolvidos favorecem o desenvolvimento de crianças e jovens da cidade, apoiando-os na superação dos desafios da vida pessoal e na construção de uma comunidade mais cidadã, sustentável, crítica e engajada na busca por soluções.

Postar um comentário

0 Comentários