Notícias

6/recent/ticker-posts

Belo Jardim sedia curso de atualização em pré-natal odontológico para dentistas e auxiliares de saúde bucal

Serão cinco encontros com profissionais da Atenção Básica e, além de Belo Jardim, as cidades de São Bento, Sanharó, Tacaimbó, Poção e Pesqueira também participam

Para reforçar as ações direcionadas às mulheres gestantes, a Prefeitura de Belo Jardim está sediando junto a Secretaria de Saúde um curso da Escola de Governo em Saúde Pública em Pernambuco (ESPPE) de “Atualização em Pré-Natal Odontológico”, destinado a dentistas e auxiliares de saúde bucal que atendem nas unidades de saúde da Atenção Básica de Belo Jardim. As cidades de São Bento, Sanharó, Tacaimbó, Pesqueira e Poção também participam da capacitação.

A Secretária de Saúde de Belo Jardim, Aline Cordeiro, explicou sobre a iniciativa e disse que é necessário oferecer cada vez mais à população uma saúde primária de qualidade. “Acreditamos que o curso irá contribuir positivamente para o processo de trabalho integrado entre as equipes, capacitando trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou a gestora da pasta.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o Curso de Atualização em Pré-Natal Odontológico tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento de ações de cuidado à saúde bucal durante o pré-natal na Atenção Básica, qualificando os profissionais das equipes de saúde bucal.

Entre os impactos causados pelas mudanças fisiológicas na saúde bucal de gestantes destacam-se a possibilidade do aumento dos níveis de inflamação periodontais (tecidos de suporte do dente), por conta da higiene bucal inadequada, bem como alterações hormonais. Além disso, mudanças comportamentais relacionadas à maior frequência de consumo de açúcares e má higienização também aumentam a chance de a mulher desenvolver cáries.

A capacitação começou nesta quinta-feira (5) e acontece no auditório da Autarquia Educacional do Belo Jardim (AEB), com encontros semanais, pela manhã e à tarde, nas quintas-feiras de maio e na primeira quinta-feira de junho. A qualificação é desenvolvida pela Escola de Governo em Saúde Pública em Pernambuco (ESPPE).

Programa - O pré-natal odontológico integra o Programa Previne Brasil, instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, que implementou o novo modelo de financiamento para a Atenção Primária à Saúde. Os cuidados com a saúde bucal das grávidas é um dos sete indicadores do Previne Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários