Notícias

6/recent/ticker-posts

Secretaria de Educação e Tecnologia realiza “Feirão das Eletivas” na Escola Municipal Integral Castelinho

 



Através da ação os estudantes optam por projetos que mais se identificam e desejam participar. A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Educação e Tecnologia de Belo Jardim, realizou na última segunda-feira (04), na Escola Municipal Integral Castelinho, o “Feirão das Eletivas”, que consiste na apresentação de uma série de projetos a serem vivenciados durante cada semestre letivo para que os estudantes optem por aqueles que mais se identificam e desejam participar.

A ideia das Eletivas é que os alunos usem aqueles conhecimentos disponíveis no leque de conteúdos ofertados na feira e utilizem na sua trajetória de vida, além de levarem o interesse pelo diferente, conhecendo novos rumos e podendo escolher as caminhos para suas jornadas profissionais.

Segundo o secretário-executivo de Ensino e Aprendizagem da Secretaria de Educação e Tecnologia, Everaldo Santos, essa é uma metodologia pedagógica específica do modelo Escola da Escolha, na qual os alunos fazem suas escolhas e a partir delas os professores construam um campo de aprendizado diferenciado mobilizando toda a escola.

“Os docentes organizam projetos que são vivenciados durante cada semestre letivo e terminam com uma culminância nas disciplinas eletivas. Os temas para as eletivas são escolhidos a partir da vivência dos professores com as turmas ao longo das primeiras semanas de aula. No dia do feirão das eletivas os estudantes escolhem em qual querem se matricular para vivenciar a experiência”, explicou.

O componente curricular “Disciplina Eletiva” busca desenvolver inúmeras habilidades nos alunos do Programa de Educação Integral de Belo Jardim – Florescer, como a tomada de decisão e escolha, a valorização do conhecimento e capacidade de aprender ao longo da vida, o pensamento crítico e criatividade, o autoconhecimento, autocuidado, autoestima, autoconfiança e autoeficácia, a empatia, colaboração, responsabilidade e cidadania, a elaboração e gestão de projetos, e a abertura a novas experiências.

Postar um comentário

0 Comentários