Notícias

6/recent/ticker-posts

Prefeitura de Belo Jardim realiza mutirão de limpeza e revitalização para reabertura do Tareco e Mariola

A Prefeitura de Belo Jardim iniciou, nessa quinta-feira (31), um trabalho de revitalização, limpeza e organização do Centro de Artesanato Tareco e Mariola. O trabalho é uma das etapas para a reabertura do centro, que estava fechado e sem os devidos cuidados há alguns meses e que, após chamada pública, será assumido em regime de comodato pela Fundação Bitury.

Por conta da pandemia, do fim do comodato com a antiga gestão e de um arrombamento com roubo de peças e de arquivos administrativos que ocorreu no início do ano, o Tareco e Mariola estava sem funcionar.

O Mutirão que reuniu 20 pessoas das Secretarias de Cultura, Turismo, Esportes e Empreendedorismo e de Infraestrutura e Urbanismo garantiu a retirada de lixo, poeira e entulhos. No serviço de paisagismo, foram plantadas novas mudas ornamentais, retirado o mato dos jardins e refeitos alguns canteiros que já não existiam mais. Houve também a manutenção de serviços hidráulicos e elétricos, que também estavam sem funcionar na localidade. 

Após chamamento público, realizado no final do ano passado para o gerenciamento do Centro de Artesanato pelos próximos 10 anos, a Fundação Bitury assumiu a coordenação do espaço com foco na consolidação e no resgate histórico do Tareco e Mariola como importante equipamento cultural e turístico, fomentando o desenvolvimento sustentável da economia criativa do município.

Fundação Bitury - sediada em Belo Jardim e existente há oito anos, promove trabalhos sociais, como a realização de cursos profissionalizantes para jovens, exames médicos, entrega de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social no auge da pandemia, e eventos culturais, como o recente Arte em Serra do Vento.

Centro de Artesanato Tareco e Mariola– Criado em 2006, pelo Projeto Tareco e Mariola e encabeçado pela saudosa Conceição Moura, em parceria com o então, à época, governador de Pernambuco Mendonça Filho, o Centro de Artesanato Tareco e Mariola surgiu com o objetivo de ser uma vitrine para o trabalho dos artesãos belo-jardinenses, buscando valorizar a produção do artesanato da nossa cidade como fonte de renda, além de contribuir para preservação da identidade e memória de Belo Jardim.

Postar um comentário

0 Comentários