Notícias

6/recent/ticker-posts

Em parceria com Grupo ASA Palmeiron, Prefeitura implanta 15 coletores de óleo de fritura em Belo Jardim

Ação busca promover conscientização sobre o descarte correto e o fornecimento de coletores adequados

Representantes da Secretaria Executiva de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Jardim e do Grupo ASA Palmeiron implantaram 15 coletores de óleo de fritura em alguns bares, restaurantes e escolas do município de Belo Jardim, através de mais uma parceria no “Programa Mundo Limpo - Coleta Solidária de Óleo de Fritura”. O objetivo principal desta é promover conscientização sobre o descarte correto e fornecer os coletores adequados.

O programa foi criado pela ASA Indústria e tem como um dos objetivos a coleta e reciclagem do óleo de fritura usado. A iniciativa também tem um caráter solidário, já que todo volume coletado de óleo é revertido em recursos financeiros para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o consumo de óleos vegetais no Brasil se situa em torno de 3 bilhões de litros ao ano e a estimativa é que, a cada quatro litros consumidos, um seja descartado de forma incorreta, o que representa mais de 700 milhões de litros ao ano lançados no meio ambiente sem o devido cuidado e controle.

Como consequência do descarte incorreto, as redes coletoras de esgoto, que são feitas apenas para conduzir alguns dejetos líquidos, ao se misturar na água, o óleo se solidifica e faz com que a tubulação fique obstruída. Outro erro comum é o descarte do óleo dentro de sacos de lixo. Ao entrar em contato com o solo, o óleo impermeabiliza o terreno, impedindo que a água se infiltre. Isso piora em situações de enchentes, além de que o resíduo carregado pela chuva se acumula às margens dos rios.

"A partir do momento que a população tem o cuidado e a responsabilidade por cada resíduo gerado, vamos viver em um mundo cada vez melhor. Agradeço ao grupo ASA Palmeiron por mais uma parceria no desenvolvimento do meio ambiente de Belo Jardim. Tenho convicção que vamos avançar ainda mais", afirmou o secretário de Meio Ambiente, Bruno Galvão.

Os interessados em adquirir os coletores podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente através do e-mail secretariameioambiente@belojardim.pe.gov.br ou pelas redes sociais (@secambientebj), ou através do “Programa Mundo Limpo - Coleta Solidária de Óleo de Fritura” também está disponível através do e-mail mundolimpo@asanet.com.br ou pelos números (81) 3073-5066 e (81) 9 9998-2390.

Postar um comentário

0 Comentários