Notícias

6/recent/ticker-posts

Belo Jardim promove “Dia D” de vacinação contra gripe e sarampo, neste sábado (30 de abril)

 

Belo Jardim promove “Dia D” de vacinação contra gripe e sarampo, neste sábado (30). Ação acontece através do Programa Nacional de Imunização (PNI), das 8h às 16h, nas UBS do município e na Praça da Conceição

A Secretaria de Saúde de Belo Jardim, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), realiza, no próximo sábado (30), o “Dia D” de vacinação contra a gripe (Influenza) e o sarampo, das 8h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Também haverá um ponto de vacinação no coreto da Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro.

Segundo a secretaria, o “Dia D” pretende imunizar contra a gripe os idosos a partir dos 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e rodoviários, forças de segurança e salvamento, e pessoas com deficiência permanente. Já contra o sarampo, tomarão as doses trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

A pasta ressalta que serão ampliadas as vacinas nas crianças, independente da situação vacinal, ainda que este público esteja com o esquema de imunização completo. Dessa forma, elas tomarão mais uma dose. Para a imunização, é necessário que a pessoa tenha em mãos um documento de identificação, CPF e cartão de vacinação, e, no caso de trabalhador da saúde, que tenha ainda o comprovante da condição que habilita o usuário para receber a dose.

Para se vacinar contra a gripe, os grupos prioritários precisarão apresentar um documento que comprove a profissão, como é o caso dos motoristas. Os professores podem apresentar o contracheque ou uma declaração de vínculo com a escola. Já pessoas com comorbidades devem apresentar atestado médico informando a patologia.

O Ministério da Saúde adquiriu 80 milhões de doses para vacinação contra a gripe. Já para a operacionalização da vacinação contra o sarampo, 19,4 milhões de doses da vacina tríplice viral foram enviadas aos estados e ao Distrito Federal. A meta da campanha contra a gripe é vacinar 90% dos grupos prioritários, que no total chega a 77,9 milhões de pessoas.

Contra o sarampo, a meta é vacinar 95% das 12,9 milhões de crianças de 6 meses a menores de 5 anos, e atualizar a caderneta dos trabalhadores de saúde. O objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, evitando novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde.

Diferenças - A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também, a casos graves e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença. Já o sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente, em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir das doenças e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações. No site do Ministério da Saúde (https://www.gov.br/saude/pt-br), é possível esclarecer as dúvidas mais comuns sobre a Campanha de Vacinação do Ministério da Saúde.

Postar um comentário

0 Comentários