OFERECIMENTO/ PROPAGANDA

Notícias

6/recent/ticker-posts

Chuvas aumentam nível da Barragem do Bitury em Belo Jardim, PE

 

As chuvas registradas no fim de semana, aumentaram em 2%, o nível da barragem Engenheiro Severino Guerra, mais conhecida como barragem do Bitury, localizada na zona rural de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. Mesmo com aumento do nível de água, a barragem do Bitury, que agora passou a acumular 9,43%, da sua capacidade total que é de 17,7 milhões de metros cúbicos, continua em situação de pré-colapso de acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

João Raphael, gerente da GNR Ipojuca, aposta nas chuvas durante o período de inverno. “Estamos iniciando o período de chuvas na nossa região e temos boas previsões de chuvas para esse inverno. Acredito que esse ano não tenhamos colapso. Mas ficamos na torcida para que ela possa encher”, revelou à reportagem do BJ1.

As informações sobre o volume de água acumulado nos mananciais foram enviadas à redação do Portal BJ1 pela GNR Ipojuca, e apontam que, embora a barragem do Bitury tenha captado água, a barragem Pedro Moura Júnior (Ipojuca), às margens da Br-232, reduziu o volume de água para 79,81%. Já a barragem de Tabocas Piaca, localizada no distrito de Serra do Vento, na zona rural do município, ultrapassa a sua capacidade total de 1,2 milhões de metros cúbicos, com 103,52% de água acumulada e está vertendo.

Há 10 dias, a Prefeitura de Belo Jardim, através das secretarias de Cultura, Turismo, Esportes e Empreendedorismo (Secultee); Executiva de Meio Ambiente, e Infraestrutura e Urbanismo, com o apoio da Controladoria e Secretaria de Agricultura, retirou cerca de 18 metros cúbicos de lixo e entulhos da Cachoeira do Bitury; relembre.

De acordo com o gerente João Raphael, a ação, somada à outras iniciativas de preservação, contribui para o surgimento de novas nascentes. “É muito importante realizar esses mutirões de limpeza, preservar o local e reflorestar, para que a água possa infiltrar no solo, alimentar o lençol freático e, consequentemente, fazer com que novas nascentes surjam para alimentar a barragem do Bitury”, explicou. (BJ1)

Postar um comentário

0 Comentários