Notícias

6/recent/ticker-posts

Belo Jardim inicia, nesta terça-feira, Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

 

Belo Jardim inicia, nesta terça-feira, Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. A Secretaria de Saúde de Belo Jardim, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), realiza, de 15 a 19 de março, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A vacinação acontecerá em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta, das 7h30 às 16h.

No sábado (19), haverá o Dia D da campanha, com todos os postos de saúde abertos para realizar a imunização deste público. Os pais ou responsáveis devem comparecer com os filhos nos locais de vacinação levando RG ou Certidão de Nascimento, CPF e o cartão de vacina.

Poliomielite - A doença ressurgiu em Israel e também teve uma nova cepa registrada no Malaui, sudeste da África. Os dados não deveriam ser motivo de preocupação para o Brasil, onde o último caso de pólio foi detectado em 1989 e que tem certificado de erradicação desde 1994. No entanto, o país tem, alto risco de reintrodução da doença. A cobertura vacinal contra a poliomielite foi de 96,55% em 2012 para 67,71% em 2021, considerando as primeiras três doses da vacina, que são aplicadas no primeiro ano de vida da criança.

A poliomielite, também chamada de "paralisia infantil", é uma doença infectocontagiosa transmitida por um vírus. Ela é caracterizada por um quadro de paralisia flácida. O início é repentino e a evolução do déficit motor ocorre, em média, em até três dias. A doença acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, e tem como principal característica a flacidez muscular.

Postar um comentário

0 Comentários