Notícias

6/recent/ticker-posts

Barragem do Bitury está em situação de pré-colapso em Belo Jardim, PE

 

A barragem Engenheiro Severino Guerra, mais conhecida como barragem do Bitury, localizada em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, está em situação de pré-colapso. O manancial está com 7,18% da sua capacidade total que é de 17,7 milhões de metros cúbicos. A informação foi confirmada ao Portal BJ1 Notícias na manhã dessa sexta-feira (18), através do gerente da GNR/Ipojuca, João Raphael. Imagens aéreas da barragem também foram enviadas com exclusividade ao BJ1. As imagens são de janeiro desse ano. No período, a barragem do Bitury estava com 11,80% da sua capacidade; assista no fim da matéria.

A barragem do Bitury é a principal fonte de captação para abastecimento do município. Apesar da situação de pré-colapso, o abastecimento de água no município – que tem um rodízio de cinco dias com água e cinco sem, não sofrerá alterações.

“Atualmente recebemos água do São Francisco, por meio das adutoras do Moxotó e do Agreste, e complementamos o abastecimento com retirada da água das barragens de Tabocas, Bitury e Ipojuca. Com a situação de pré-colapso, reduzimos a retirada de água do Bitury, mas isso não interfere no calendário de abastecimento do município”, detalhou João Raphael, sobre o abastecimento do município.

No início desse mês, o Governo do Estado renovou o decreto que reafirma o quadro de estiagem “anormal” para Belo Jardim e mais 58 municípios do Agreste. A medida, válida por 180 dias avalia periodicamente as regiões mais afetadas pela seca; relembre.

Chuvas – A atualização sobre o percentual de água nas barragens de Tabocas e do Ipojuca, apontam que os mananciais estão com 99,55% e 80,51%, da sua capacidade total, que correspondem a 1,2 e 35 milhões de metros cúbicos, respectivamente. Os dados da Compesa foram registrados nessa quinta-feira (17). Segundo a GNR Ipojuca, as chuvas registradas essa semana não interferiram no acúmulo de água de ambas as barragens.BJ1

Postar um comentário

0 Comentários