Notícias

6/recent/ticker-posts

Primeiro Fórum Comunitário do Selo UNICEF é realizado com aprovações de planos e participação popular em Belo Jardim

 

Primeiro Fórum Comunitário do Selo UNICEF é realizado com aprovações de planos e participação popular em Belo Jardim foi transmitido "AO VIVO" pelo Facebook e Youtube do blog Se Liga Belo Jardim. O dia 22 de fevereiro foi marcado, em Belo Jardim, com a realização do 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF edição 2021-2024. O evento aconteceu no formato híbrido e com a participação popular na própria Câmara de Vereadores, onde aconteceu o fórum, e também em pontos de transmissão como o CRAS Santo Antônio, o CRAS Cohab I e o CREAS.

O encontro, promovido pela Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Comissão Intersetorial formada pelas secretarias de Assistência Social, Educação, Juventude e Saúde e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), serviu para aprovação do Plano Municipal de Participação Cidadã e do Plano de Ação dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ambos os projetos seguiram um planejamento participativo com o diálogo entre diversos membros da comunidade para analisar a situação local das crianças e adolescentes e fortalecer as ações, projetos e políticas públicas infantojuvenil.

“O Fórum Comunitário é um momento democrático de participação cidadã, no qual a gestão escuta a opinião da população. Aqui em Belo Jardim tivemos uma boa troca com todos e agora seguiremos para executar o que foi debatido e aprovado”, diz o articulador do Selo UNICEF em Belo Jardim, Ricardo Nunes.

Além da população, estiveram presentes no Fórum Comunitário: o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela; o secretário de Assistência Social, Geraldo de Magela; a secretária de Saúde, Aline Cordeiro; a secretária de Juventude, Letícia Severo; o articulador do Selo UNICEF edição 2021-2024 em Belo Jardim, Ricardo Nunes; a coordenadora municipal de Educação Infantil, Paula Catarina; o representante da Secretaria de Agricultura, Alcídes Campos; a representante do COMDICA, Adriane Maciel; o presidente do Conselho Tutelar, Maciel Alves; a secretária de Governo, Joedna Souza;  representando o poder legislativo, o vereador Zé Guri; a primeira-dama do município, Márcia Feitosa; a coordenadora da Atenção Básica, Janailma Souza e representando o Instituto Conceição Moura, Gabriela Rodrigues.

“Fico feliz e satisfeito com os avanços de Belo Jardim relacionados a esta certificação internacional inédita que estamos pleiteando. Nos preocupamos com o futuro de nossa cidade, que será feito pelas crianças e adolescentes que a gente cuidar agora”, finalizou o prefeito Estrela.

A certificação, conferida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, reconhece as cidades que estabelecem políticas públicas eficientes para o bom desenvolvimento de crianças e adolescentes e inclui, entre outros pontos, o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações robustas que ajudem os municípios a cumprirem a Convenção sobre os Direitos da Criança, e que, no Brasil, é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Postar um comentário

0 Comentários