Notícias

6/recent/ticker-posts

Pefeitura de Belo Jardim reestrutura Conselho Municipal de Turismo com 13 integrantes e suplentes

  A Prefeitura Municipal de Belo Jardim, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Empreendedorismo, anunciou a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo ( COMTUR), após anos de inatividade, com 13 conselheiros e suplentes. O objetivo do conselho é fomentar um dos segmentos mais importantes da economia e tornar Belo Jardim ainda mais presente no cenário turístico do estado.

Na primeira reunião do órgão, a pasta apresentou algumas ações desenvolvidas em 2021, através da Diretoria de Turismo e Paisagismo, a exemplo do inventário  turístico, a proposta do projeto de reestruturação dos equipamentos existentes, o cadastro do município nos programas Bora Pernambucar e de Regionalização do Turismo (Ministério do Turismo), e a proposta do planejamento de ações para 2022. A meta é alavancar o turismo de forma estruturada e inovadora, promovendo no município a abertura de novos empreendimentos e geração de emprego e renda.

“A proposta do COMTUR e da prefeitura de Belo Jardim será explorar de forma sustentável as belezas naturais, sua cultura, potencial econômico das grandes empresas, e com certeza propor um olhar diferente para o turismo no município, que  vai contribuir para economia local, através de grandes parcerias, capacitação do trade turístico, geração de emprego e renda, fazemdo com que o município seja conhecido de fato de dentro para fora, do Brasil para o mundo" disse Cândida Moreira, titular da pasta.

Segundo ela, entre os objetivos principais do COMTUR, está a programação e execução de debates sobre temas de interesse turístico, além de manter atualizado o cadastro de informações turísticas de interesse do município e a promoção e divulgação de atividades ligadas ao turismo. "O órgão também será responsável pelo apoio e realização de congressos, seminários e convenções de interesse para o segmento”, explicou a secretária.

“O primeiro conselho desse porte foi criado há muitos anos quando dona Conceição Moura (em memória) comandou a pasta, e fez um belíssimo trabalho. Hoje, algumas das pessoas retornam para mais uma vez compor este atual conselho.  A reunião já demonstrou uma sintonia muito positiva, pessoas que amam a cidade e que querem contribuir para ver o turismo em outro patamar, tirar também do papel projetos elaborados naquela época, que são de grande importância para alavancar de forma geral o turismo da nossa terra, dona Conceição foi um exemplo de vida e de mulher, o que eu aprendi com ela, colocarei em prática e junto aos outros conselheiros vamos unir forças e trabalhar por isso”, afirmou a diretora de Turismo e Paisagismo, Janaína Ferreira.

COMTUR - O conselho é constituído por 13 membros e seus respectivos suplentes, com membros dos poderes Executivo e Legislativo, servidores das secretarias de Cultura, Agricultura e Saúde, além de representantes do comércio, representantes de bares e restaurantes, representantes da rede hoteleira, representantes religiosos, sociedade civil, arte e artesanato. Eles participarão da equipe durante dois anos e não há remuneração para o exercício da função de conselheiro, que é considerado de grande relevância para o município.

A diretoria é constituída por um presidente, um vice-presidente, um secretário e um tesoureiro, os cargos de secretário e tesoureiro serão denominados através de votação nominal e secreta pelos próprios conselheiros.

A proposta do (COMTUR), cuja finalidade é fiscalizar, orientar, promover e fomentar o desenvolvimento do turismo no município, é de potencializar o que já existe e propor outras ações com criação de novos equipamentos turísticos, para aí sim atrair o turista para Belo Jardim.

Postar um comentário

0 Comentários