Notícias

6/recent/ticker-posts

Gilvandro Estrela inaugura Escola Municipal Professora Risoleta Cavalcanti em Belo Jardim

 

O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (União Brasil), inaugurou, na noite dessa quinta-feira (24 de Fevereiro), a Escola Municipal Professora Risoleta Cavalcanti, no bairro Morada Nobre. Com 19 anos de fundação, a instituição de ensino já funcionou nas instalações de uma igreja evangélica, de um bar, e por último, de modo improvisado, em uma residência do bairro. Grande entusiasta da Educação, o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, celebrou ao lado do prefeito e do vice, Gilvandro e Maneco, respectivamente, dos moradores do bairro, secretários e autoridades municipais, vereadores, lideranças comunitárias e da equipe docente e administrativa da unidade, mais uma conquista para educação pública do município.

Em 2019, durante a gestão do ex-prefeito Hélio dos Terrenos, a obra foi iniciada, no entanto, abandonada em seguida. Em 2021, após vistoria e avaliação de engenheiros técnicos da Secretaria de Educação e Tecnologia, foi constatado que a edificação precisava ser demolida por não atender às normas de segurança. A gestão do prefeito Gilvandro Estrela elaborou um novo planejamento e entregou a unidade em apenas 4 meses, após a assinatura da ordem de serviço.

“Estamos entregando uma escola de qualidade para receber os alunos com dignidade. No dia 7 de março, no retorno presencial das aulas, eu vou estar aqui para receber cada um de vocês dos bairros Maria Cristina e Morada Nobre, e do Loteamento Vila da Serra. Estou muito feliz e agradecido”, comemorou o prefeito em discurso.

Em menos de 14 meses, a atual gestão já construiu e entregou duas unidades à população. Juntos, os investimentos chegam à casa dos R$ 5 milhões, contemplando bairros populosos do município, que até então não atendiam a demanda de alunos matriculados na rede municipal na própria localidade.

“Por onde passei, sempre me dediquei a Belo Jardim, trazendo a primeira escola de tempo integral – hoje, Erem; o curso de Engenharia de Software e tantos outros investimentos na estrutura física do IFPE Campus de Belo Jardim, e por último, a primeira universidade pública do município, com a instalação da Unidade Acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UABJ/UFRPE)”, listou Mendonça em discurso, comprovando seu trabalho prestado à Educação de Belo Jardim e região.

Cerca de 400 alunos já estão matriculados na Escola Professora Risoleta Cavalcanti, que tem capacidade para atender 500 alunos nos segmentos da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A unidade de ensino possui seis salas de aula, refeitório, salas de professores e de coordenação, além da secretaria.

“A nova escola está linda e é bem pertinho da minha casa, aí não vai precisar que o meu filho pegue ônibus e vá pra longe do bairro que a gente mora. A escola antiga era numa casa, sem conforto, nunca tinha vagas para as crianças do bairro, por que era pequena. Agora sim, eu tenho segurança de matricular o meu filho aqui”, registrou a dona de casa Daniela Silva, acompanhada do esposo Silvio Lima e do filho Emerson, de cinco anos – já matriculado na nova unidade de ensino.

A secretária municipal de Educação e Tecnologia, Carmen Peixoto, relembrou em seu discurso as antigas instalações da unidade de ensino, quando realizava o acompanhamento de alunos em período de estágio.

“Ficava angustiada quando via cerca de 15 crianças ocupando um quarto, que de modo improvisado e precário, dava lugar a uma sala de aula, sem conforto, condições de trabalho e de aprendizagem. Hoje estamos realizando um sonho dos moradores, que esperam por isso desde 2003”, afirmou a secretária.

O padre José Luiz realizou uma bênção no local, antecedendo o descerramento da placa de inauguração e corte da fita comemorativa.

BJ1

Postar um comentário

0 Comentários