Notícias

6/recent/ticker-posts

Cremepe faz vistoria técnica na UPA 24h de Belo Jardim e constata melhorias dos serviços

 

Cremepe faz vistoria técnica na UPA 24h de Belo Jardim e constata melhorias dos serviçosConselho também visitou o Hospital Júlio Alves de Lira

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe) fez uma vistoria, nesta terça-feira (22) na Unidade de Pronto-Atendimento de Belo Jardim (UPA 24h) e constatou a melhoria dos serviços de atendimento prestados à população. A visita foi uma solicitação feita pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e Cremepe, que haviam recebido denúncias de irregularidades na unidade de saúde em 2020, mas por conta da pandemia da Covid-19, mas só conseguiram vistoriar e unidade de saúde hoje.

A equipe de fiscalização do conselho, formada pela médica fiscal, Polyanna Neves, e pelo 2º secretário, Silvio Rodrigues, foi recebida pela diretora da UPA, Alessandra Figueiredo; pela coordenadora de Enfermagem, Fabíola Bispo; pela diretora do Hospital Júlio Alves de Lira (HJAL), Tânia Araújo e pela secretária municipal de Saúde, Aline Cordeiro, que acompanhou parte da visita e mostrou as melhorias feitas desde que a gestão do prefeito Gilvandro Estrela assumiu Belo Jardim, em janeiro de 2021.

“Mesmo sabendo que eles vieram fiscalizar denúncias de gestões anteriores, ou seja, de antes da gente assumir a prefeitura, fico muito feliz em saber que eles chegaram em um novo momento da saúde de Belo Jardim. Nossa UPA foi renovada, presta um atendimento humanizado e tem três médicos à disposição”, disse o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela. Ele complementou declarando que ele mesmo realiza visitas surpresas e constantes à unidade de saúde. “O Cremepe veio hoje, mas eu vivo fazendo vistorias surpresas na unidade para acompanhar o atendimento e a qualidade dos serviços. Já estive na UPA até de madrugada e coloquei meu telefone pessoal à disposição de quem enfrenta alguma dificuldade no atendimento”, revelou.

Com três médicos generalistas por plantão, a UPA 24h recebe, em média, 180 pacientes por plantão. O serviço, que também assiste pacientes de municípios vizinhos, tem laboratório 24h e Raio-X, além de realizar atendimento nos casos com suspeita e confirmação de Covid-19. O Cremepe constatou melhorias em relação à última fiscalização do órgão.

Não é pra menos. Em 2021, a unidade de saúde passou por diversas melhorias estruturais, informatização, fez a aquisição de novos equipamentos, promoveu treinamento de pessoal e contratação de médicos para atendimentos regulares, entre outros.

"No início da gestão, a nossa Sala Vermelha tinha, praticamente, todos os aparelhos alugados. Hoje, estamos com equipamentos novos e próprios, como respiradores, monitores, camas... tudo para dar mais suporte aos pacientes", disse a diretora da UPA 24h, Alessandra Figueiredo.

“Mesmo ainda vivendo as dificuldades de uma pandemia, a visita do Cremepe veio em boa hora, pois tivemos a oportunidade de mostrar tudo que já conseguimos melhorar na nossa UPA. E isso é apenas o começo, pois muito ainda será feito não apenas nessa, mas em todas as nossas unidades de saúde”, comentou a secretária de Saúde, Aline Cordeiro.

HJAL - Os fiscais do Cremepe também estiveram no Hospital Júlio Alves de Lira, localizado ao lado da UPA 24h. O objetivo da vistoria foi identificar se a escala de médicos estava completa, confirmar os alvarás da Apevisa e do Corpo de Bombeiros e se a unidade estava de acordo com as normativas do Conselho para o ético exercício do profissional médico.

Na oportunidade, foi identificado que o serviço conta com um médico de plantão todos os dias, realiza atendimento de clínica médica e obstetrícia, além de cirurgias em dois dias da semana, com equipe específica para as operações. O Cremepe sinalizou apenas a necessidade do registro da planta junto ao órgão, que a gestão prontamente fará os ajustes necessários.

Postar um comentário

0 Comentários