Notícias

6/recent/ticker-posts

MPPE recomenda medidas para o enfrentamento à Covid-19 e H3N2 em Belo Jardim, PE

 

MPPE recomenda medidas para o enfrentamento à Covid-19 e H3N2 em Belo Jardim. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da 1ª Promotoria de Justiça de Belo Jardim, recomendou ao prefeito Gilvandro Estrela (DEM) e à secretária de Saúde, Aline Cordeiro, medidas para o enfrentamento a pandemia da Covid-19 e ao vírus da gripe H3N2, para evitar o adoecimento dos munícipes, considerando o novo cenário epidemiológico do Estado.

O documento assinado nessa quarta-feira (12), pelo promotor de justiça Daniel de Ataíde Martins, recomenda que a Prefeitura de Belo Jardim amplie a capacidade de atendimento no Hospital Júlio Alves de Lira (HJAL) e na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) e garanta a manutenção dos leitos da Covid-19 no município para atenção integral das pessoas diagnosticadas com a Covid-19 e Influenza. No início de janeiro, o BJ1 registrou com exclusividade o aumento de 260% nos atendimentos da emergência da UPA 24h entre os meses de novembro e dezembro do ano passado; relembre.

Na segunda-feira (10), a Prefeitura de Belo Jardim já havia anunciado a contratação de mais profissionais de saúde para auxiliar nos plantões, em virtude do aumento nos atendimentos por síndromes gripais na UPA 24h.

Em relação à vacinação contra a covid-19, o MP recomenda que a Secretaria de Saúde realize a busca ativa de pessoas ainda não completamente imunizadas e reforce as equipes responsáveis pela vacinação nos postos ou salas de vacinação, além de indicar que “seja analisada a possibilidade de o município instituir a obrigatoriedade da comprovação de vacinação contra a COVID-19 para o exercício de determinadas atividades”.

As ações de fiscalização dos órgãos sanitários também devem ser reforçadas para manutenção do uso de máscaras, distanciamento social, cumprimento dos decretos estaduais, dentre outras medidas que visem a contenção da disseminação das doenças infectocontagiosas.

Confira o Boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Belo Jardim sobre os casos da Covid-19 e H2N3 e imunização contra a covid no município:

Nesta quarta-feira (12), foram registrados 10 novos casos da Covid-19 no município, totalizando 4.542 casos confirmados. Destes, 4.399 foram recuperados e 12 estão em recuperação domiciliar. Atualmente, Belo Jardim totaliza 131 óbitos confirmados da Covid-19.

A IV Gerência Regional de Saúde (IV Geres) constatou que ainda permanece em três, os casos da gripe Influenza A, subtipo H3N2, em Belo Jardim. Nenhum óbito foi confirmado ou está em investigação até o momento.

A Ala de Internamento Covid Municipal está com sete leitos ocupados. E cinco pacientes estão internados em UTI. Até o momento, 128.917 doses foram aplicadas pelo município. (Bj1)

Postar um comentário

0 Comentários