OFERECIMENTO/ PROPAGANDA

Notícias

6/recent/ticker-posts

Gilvandro Estrela reabre Memorial da Estação Cultura após requalificação com entrega de 25 certificados de Memória Viva

 

Além da cultura, evento contou com ato de homenagem ao turismo, através da entrega dos passaportes do projeto “Bora Pernambucar”

Gilvandro Estrela, prefeito de Belo Jardim, entregou à população do município, nesta quinta-feira (16/12), o Memorial da Estação Cultura Nelson Ramalho, que esteve fechado durante alguns meses para a realização da requalificação do espaço. Com a presença do ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, e da secretária de Cultura, Turismo, Esportes e Empreendedorismo da cidade, Cândida Moreira, o gestor também entregou, de forma inédita, uma justa homenagem aos artistas que construíram história em Belo Jardim. Foram entregues certificados de ‘Memória Viva’ a 25 entidades culturais e pessoas físicas que contribuíram para o desenvolvimento da cultura no município.

O prefeito Gilvandro Estrela falou sobre a reabertura do equipamento cultural que resgata a cultura local e destacou a importância desse reconhecimento para essas pessoas e entidades que desenvolvem a cultura no município. “A estação estava precisando de uma requalificação digna. Esse lugar tem uma importância muito grande para Belo Jardim, pois as peças aqui encontradas contam um pouco da história da nossa cidade. Esse investimento que está sendo feito na cultura local enriquece as raízes do povo em todos os âmbitos”, enfatizou o prefeito Estrela.

A reabertura do Memorial da Estação Cultura Nelson Ramalho há muito tempo era aguardada pela população, tendo em vista que o local dispõe de um rico acervo cultural e histórico sobre Belo Jardim. Na solenidade de reabertura, a entrega dos certificados de Memória Viva, referentes ao edital nº 001 da Lei Adir Blanc 2021, se tornou um marco na história do município, visto que é a primeira vez que entidades culturais e pessoas físicas recebem o reconhecimento do seu trabalho desenvolvido na cultura local.

A secretária de Cultura Cândida Moreira, falou sobre a importância desse momento depois das dificuldades enfrentadas no decorrer do ano. “Estamos consagrando aqui todo o nosso trabalho desse ano, que não foi fácil, mas vencemos. Vamos começar o ano de 2022 com outra cara, é nítido o bem que a gestão está fazendo para Belo Jardim e pedimos que a população nos apoie fazendo a sua parte; aqui na estação está tudo lindo e requalificado, mas para manter, precisamos da ajuda de todos”, afirmou.

No total, 25 entidades culturais e pessoas físicas receberam o certificado e foram contempladas com um prêmio no valor de R$ 5 mil, que já foi depositado na conta dos beneficiados, totalizando R$ 125 mil injetados na cultura local. As personalidades contempladas foram: Jorge Brasiliano, Luzinete de Jesus, Grupo Cultural Boi da Gente, José Bertulino, Maria José de Oliveira, Sociedade Cultural Musical São Sebastião, Sociedade de Cultura Musical, Aparecida de Lima, Associação Vida Jovem de Capoeira, Idinaldo Fonseca, Sebastião Gomes, Academia Belo-jardinense de Letras e Artes, Miguel Fernandes, Forró Pé de Serra Chapéu de Couro, Márcio Francisco, Josefa da Conceição, Luiz Pereira, Associação dos Bacamarteiros de Santa Luzia, Luiza Maria da Silva, Maria do Carmo, Balbino de Almeida, Antônio Vieira, Engenho Serra do Vento, Francisco de Lima e Elaine do Nascimento.

Presente na solenidade, o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, que tem uma trajetória de serviços prestados ao município e ao estado, teceu elogios à gestão pelos serviços que estão realizados. “A gestão Gilvandro Estrela vem cumprindo tudo que prometeu para o povo. Belo Jardim hoje é uma cidade respeitada, é uma cidade onde o investimento chega. Belo Jardim está mudando completamente, é nítido o desenvolvimento da cidade”, afirmou o ex-ministro.

Turismo – Na reabertura do equipamento cultural, também foi lançado o Programa de Turismo “Bora Pernambucar”, parceria com o Governo do Estado, que tem o objetivo de fomentar o turismo em Pernambuco. O lançamento contou com entregas do Passaporte Pernambuco, disponível na sede da secretaria e disponível para todos os belo-jardinenses.

O passaporte inclui, inclusive, 14 pontos turísticos de Belo Jardim, sendo eles: trilhas e cachoeiras, engenhos, rampa de voo livre, Memorial Frei Damião, Santuário Nossa Sra. das Cabeças, Santuário Nossa Sra. Mão de Todos, Casarão de Arte Conceição Moura, Centro de Artesanato Tareco e Mariola, Estação Cultura Nelson Ramalho, Pedra do Caboclo, Parque do Bambú, Praça da Criança, Praça da Conceição, Parque Conceição Moura.

Postar um comentário

0 Comentários