Notícias

6/recent/ticker-posts

Gilvandro Estrela inaugura escola no Viana & Moura da BR

 

Em evento que marcou a inauguração da Escola Municipal Maria Antoniêta Gomes Barbosa e a quadra poliesportiva José Iranaldo Souza, nessa terça-feira (28/12), no bairro José Barbosa Maciel, mais conhecido como Viana & Moura da Br, Maria Rosangela, moradora do bairro e mãe de três filhos, destes, dois em idade escolar, comemorou a instalação da nova unidade de ensino no bairro. “Muita alegria! Não vou mais precisar atravessar a BR para levar o meu filho para estudar na Cohab I nem deixar o outro no ponto do ônibus. Agora eles têm uma escola na porta de casa”, comemorou.

Entregue em tempo recorde, a escola foi construída em pouco mais de três meses, com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), e conta com mais de 15 salas de aula, além de salas para realização de Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca e refeitório. Mais de mil alunos serão atendidos desde a educação infantil até os anos finais do Ensino Fundamental II a partir do próximo ano. Cerca de 550 alunos já estão matriculados na nova unidade de ensino.

“Eu e minha equipe sonhamos, Deus quis e a obra nasceu. Abraço os alunos que já se matricularam aqui, reforçando a confiança dos pais na rede municipal de ensino e em nossa gestão. O político que não prioriza educação não pensa no futuro da cidade. Se Deus quiser, iremos ter mais momentos como esse, inaugurando escolas em outros bairros de Belo Jardim”, asseverou o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, seguido de aplausos da população.

Em sua fala, o ex-ministro da Educação Mendonça Filho registrou que Belo Jardim está se transformando em um polo educacional. Além das várias instituições de ensino como a Autarquia Educacional de Belo Jardim (AEB/FBJ), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e a Universidade Federal Rural de Belo Jardim (UFRPE/UABJ), estas duas últimas, que contaram com seu apoio enquanto ministro da Educação, o ministro destacou o esforço de Gilvandro com a implantação das escolas em tempo integral e a construção de novas unidades.

“Encerramos esse primeiro ano de mandato de Gilvandro, entregando algo transformador, que é a educação, sonhada por Maria Antoniêta. Hoje Belo Jardim é um polo educacional. Se estivesse viva, a professora, certamente, estaria muito orgulhosa. Não sou professor como você, Gilvandro, mas eu o quero dizer que você é um prefeito nota 10”, discursou Mendonça.

O risco de acidentes, ao precisar atravessar a BR-232 para estudar, também foi destaque no discurso da secretária municipal de Educação e Tecnologia, Carmem Peixoto. “Me inquietava muito ver as crianças desse bairro atravessando a BR a pé, de motocicleta para poder ir à escola. Essa noite nos traz a esperança que novas unidades escolares como essa serão construídas em nosso município, mostrando para a população que quando se tem um prefeito com seriedade e honestidade, conseguimos realizar sonhos”, disse.

A solenidade contou com a presença dos moradores e lideranças comunitárias do bairro, autoridades, vereadores de Belo Jardim, do ex-ministro da Educação Mendonça Filho, do deputado estadual Antônio Coelho (DEM), dos prefeitos de Cupira e Bezerros, José Maria e Lucielle Laurentino, respectivamente; da ex-prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, do presidente da Câmara de Vereadores de Cupira, Alvani Correia, familiares e parentes dos homenageados com o nome nas obras públicas inauguradas.

“A minha mãe [Maria Antoniêta] tinha o conhecimento e a magia de alfabetizar. Hoje é muito gratificante encontrar pessoas em vários lugares do Brasil que lembram com alegria que foram alunos dela. Agradeço a toda minha família e amigos que se deslocaram de Recife e outras localidades para prestigiar esse evento”, discursou Vicente Barbosa.

Saiba mais sobre os homenageados

Professora Maria Antoniêta Gomes Barbosa

A professora Maria Antoniêta Gomes Barbosa era pedagoga e foi uma das mais renomadas educadoras de Belo Jardim. Entre outros títulos conquistados na área acadêmica, está o de Licenciatura plena em Letras, pela FABEJA (atual AEB). Maria Antoniêta exerceu suas atividades servindo ao nosso parque educacional, principalmente com a fundação e direção do Colégio São Domingos Sávio, que estava entre os mais conceituados da cidade e no qual estudaram diversas personalidades locais. Ela teve 10 filhos e faleceu em 14 de fevereiro de 2014.


José Iranaldo Souza


José Iranaldo Souza da Costa, mais conhecido como Zé de Estacio era militante, político e muito conhecido na cidade. Se criou na praça desembargado João Paes, centro de Belo Jardim. Trabalhou com fabrico de confecções mas era na área rural onde vivia sua verdadeira paixão: criar animais. Também desenvolvia atividades avícolas no sítio tapera, fazenda Estacio Bezerra, onde seu pai há anos atrás fez uma doação de um terreno para fundação de uma escola que tem o nome da avó do mesmo Maria Bezerra e Renovato.Casado com Maria Neidilene da Costa Braga e pai de Felipe e Victor Braga Souza.


BJ1

Postar um comentário

0 Comentários