Notícias

6/recent/ticker-posts

Forró é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan

 

O forró, uma das maiores tradições do país — principalmente no Norte e Nordeste — presente nas festas, esquinas e bares, foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), através de votação unânime realizada nessa quinta-feira (09/12). A partir de agora, o Brasil tem, em sua lista, 52 bens registrados como patrimônio imaterial.

O Conselho, composto por representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil, administrado pela presidente do Iphan, Larissa Peixoto, também classificou o ritmo como um ‘super gênero’, pela sua abrangência.

Segundo o Iphan, o “Forró têm contribuído há mais de um século para a construção da identidade nordestino” em “seus gêneros, modos de dançar e saberes enraizados no cotidiano”, tendo “o forró como marca de vivências coletivas do trabalho e de experiências festivas”.

A solicitação de Registro foi apresentada em 2011 pela Associação Balaio do Nordeste e pelo Fórum Forró de Raiz da Paraíba, recebendo o endosso da superintendência do Iphan no estado da Paraíba. A proposta teve apoio de 423 forrozeiros de todo país, por meio de abaixo-assinado.

BJ1

Postar um comentário

0 Comentários