Notícias

6/recent/ticker-posts

Dia do Forró e aniversário de Luiz Gonzaga são celebrados em Caruaru, PE

 

O dia 13 de dezembro é especial para a cultura nordestina, em especial, para o município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Primeiro, porque se estivesse, o cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga faria 109 anos. O outro motivo é que, nesta mesma data, é celebrado o Dia do Forró. Para os caruaruenses, essa é uma data muito especial na Capital do Agreste.

Em memória ao Rei do Baião, Caruaru conta com o Museu do Forró Luiz Gonzaga, que fica no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, onde também fica a estátua do mesmo. O local foi fundado em 1985 e guarda relíquias do grande mestre. Os objetos expostos mostram o lado artístico de Gonzaga, ressaltando a primeira fase da carreira dele.

E no mesmo dia do nascimento do Rei do Baião é celebrado o Dia Nacional do Forró. A data é uma homenagem ao dia do nascimento de Luiz Gonzaga e foi instituída pela Lei nº 11.176, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 6 de setembro de 2005

Na última quinta-feira (09/12), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou o forró como patrimônio imaterial brasileiro. Ao g1, Onildo Almeida falou sobre a decisão do Iphan.

G1

Postar um comentário

0 Comentários