Notícias

6/recent/ticker-posts

Sesc Belo Jardim realiza Festival de Artes Lagoa do Capim 2021

 

Artes visuais, teatro, literatura, música, ações de fruição e formação fazem parte da programação que vai de 16 a 27 de novembro. Atividades são gratuitas

Começa nesta terça-feira (16/11), em Belo Jardim, o Festival de Artes Lagoa do Capim 2021, produzida pelo Sesc que reúne linguagens artísticas de teatro, música, artes visuais e literatura, além de ações de fruição e de formação. A programação vai até dia 27 na unidade do Sesc Ler e em outros pontos da cidade. Todas as ações são gratuitas e o cronograma completo pode ser conferido no site do Sesc Pernambuco (http://sescpe.org.br).

A partir do nome Lagoa do Capim, como Belo Jardim era chamada em tempos passados, o Festival traz à memória a cultura e tradições do município. E o tema “Um Tiquim de Nóis” procura fomentar a cultura local, buscando proporcionar o retorno de artistas e grupos à atividade interrompida com a pandemia, já que essas pessoas que vivem da cultura precisam estar juntas ao público depois de tanto tempo.

Este ano, o Festival de Artes Lagoa do Capim reúne diversas ações de cultura do Sesc Ler: exposição na Galeria de Artes, atividades formativas do Laboratório de Autoria Literária Gilvan Lemos, Mostra de Música Vavá Vieira, Mostra de Música Leão do Norte e a própria Mostra Lagoa do Capim. “Será a reafirmação das políticas desenvolvidas nas ações destes projetos em 12 dias com oficinas artísticas, rodas de conversa, espetáculos teatrais, ensaios e concertos musicais, leituras dramatizadas e lançamento de livros”, explica Juvêncio Amâncio Júnior, professor de Artes do Sesc Ler Belo Jardim.

O público pode conferir a exposição Bulbos, da artista visual Thalyta Monteiro, na Galeria de Artes da unidade; a Oficina de Artes Integradas, com a Juntas – Rede de Mulheres Artistas de Belo Jardim, pelo aplicativo Zoom; os espetáculos “No Rastro do Encanto”, “Uma História com Mil Robôs Macacos” e “Num Reino Cor de Burro Quando Foge”, todos do Coletivo Poeira, também da cidade; e o espetáculo online “Maré”, do Coletivo Grão de Teatro”, pelo Youtube.

Haverá ainda o lançamento do livro “Substrato e outros Poemas”, do escritor belo-jardinense Robervânio Luciano, e do livreto virtual “Oitivas Afetivas”, produzido pelo Núcleo de Pesquisa e Experimentação em Literatura do Sesc Ler Belo Jardim, esse na comunidade quilombola do Barro Branco. O poeta David Biriguy fará Leituras Dramatizadas. Na linguagem Música, as atrações são o concerto “Violão pesqueirense”, com Renan Melo, e o concerto “Violão Brasileiro”, com Mirael Lima. O grupo Brazuca Transcription realiza a Oficina de “Improvisação Musical”.

A roda de conversa “Memória e Patrimônio Belo-jardinense” contará com a participação do músico All Souza e da historiadora Bernardina Araújo, com mediação de David Biriguy. E na comunidade do Barro Branco, o tema “O Quilombo e o Pertencimento Afrocentrado” será debatido por Elaine Lima, desse quilombo, e José Carlos, do Quilombo do Castainho, de Garanhuns.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde para comerciários e dependentes. As 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, e têm ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital(https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br. Além disso, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário, da Fecomércio, podem adquirir produtos e serviços do Sesc em condições diferenciadas.Mais informações: www.cartaodoempresario.com.br.

Serviço: Festival de Artes Lagoa do Capim 2021

Data: de 16 a 27 de novembro

Locais: unidade do Sesc Ler Belo Jardim, escolas da cidade, sede da Filarmônica São Sebastião e Comunidade Quilombola do Barro Branco

Entrada gratuita

Programação completa no site http://sescpe.org.br

Postar um comentário

0 Comentários