Notícias

6/recent/ticker-posts

Hoje tem pré-estreia do espetáculo ‘No Rastro do Encantado’, em Belo Jardim, PE

 



A Escola Municipal Antenor Vieira de Melo, em Belo Jardim, torna-se palco para a pré-estreia do espetáculo “No Rastro do Encantado”, a partir das 19h30 desta sexta-feira (19/11). Já nos dias 24, 25 e 26, a peça chega à zona rural do município com seis apresentações, contemplando escolas de Água Fria, Vila Raiz, Serra dos Ventos, Taboquinha, Xucuru e Sítio Palha.

Realizada pelo Coletivo Poeira, a peça conta a história de Encantado, o boi preferido do Capitão, que foge dos cuidados de Bastião e Matheo. Com o objetivo de trazer o boi de volta, os dois amigos seguem em uma jornada enfrentando os perigos da noite, malassombros e a própria morte.

Para enriquecer a narrativa, o grupo de teatro conta com elementos da cultura popular nordestina e nacional, dando ênfase às heranças criativas de europeus, africanos e indígenas. Trata-se de um espetáculo para a rua e espaços públicos, composto por intervenções musicais, bonecos e máscaras.

Buscando descentralizar o teatro na cidade, o Coletivo Poeira direcionou a programação para a zona rural. “A gente quer levar teatro onde ele não consegue chegar efetivamente. Ele precisa ser democrático e acessível. Esse é o nosso maior desafio, mas a gente está chegando lá”, relata a atriz e produtora executiva do espetáculo, Cíntia Souza.

Entre os dias 24 e 26 de novembro, as escolas municipais beneficiadas serão: Joaquim Medeiros, Tenente João Cordeiro, Manoel Teodoro, Escola do Campo de Taboquinha, Luiza Leopoldina e Luiz Pereira.

“O teatro é uma atividade bastante rica para crianças. Assistir teatro auxilia a desenvolver atenção focada, imaginação, ferramentas de observação, espontaneidade e favorece a criatividade”, explica a professora de teatro e também atriz do espetáculo, Marília Azevedo.

No Rastro do Encantado é um projeto financiado pelo Funcultura, realizado pelo Coletivo Poeira e tem indicação livre para todos os públicos.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA


19/11 - Sexta-feira

Pré-estreia

Escola Antenor Vieira - 19h30


20/11 – Sábado

Estreia restrita para convidados.

SESC LER Belo Jardim - 16h30


24/11 – Quarta-feira

Escola Joaquim Medeiros (Distrito de Água Fria) - 10h

Escola Tenente João Cordeiro (Vila Raiz) - 15h


25/11 – Quinta-feira

Escola Manoel Teodoro (Distrito de Serra dos Ventos) - 10h

Escola do Campo de Taboquinha (Distrito de Taboquinha) - 15h


26/11 – Sexta-feira

Escola Luiza Leopoldina (Distrito de Xucuru) - 10h

Escola Luiz Pereira (Sítio Palha) - 15h


SOBRE O COLETIVO POEIRA


Grupo de teatro que atua na cidade de Belo Jardim desde 2017, em ações culturais de teatro para a rua e teatro para as infâncias, além de realizar projetos de pesquisa e formação.


FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO:


Produção executiva: Cintia Souza

Dramaturgia e encenação: Marília Azevedo

Figurinos: Cintia Souza

Bonecos: Wallace cruz

Elenco: Cintia Souza, Faelbi Antônio, Marília Azevedo, Wallace Cruz

Assistente de produção: Brendo Lima

Intérprete Libras: Mirisdiana Gomes

Designer: Soraya Feitoza

Assessoria de Imprensa: Katharyne Bezerra, do Estúdio Oba.

Realização: Coletivo Poeira

Costureira: Maria da paz

Cenografia: Faelbi Antônio

Fotos: Thalita Rodrigues e Edulizou

Fotos da divulvação: Thalita Rodrigues

TV Belo Jardim

Postar um comentário

0 Comentários