Notícias

6/recent/ticker-posts

Prestação de Contas da Secretaria de Educação e Tecnologia foi apresentada aos belo-jardinenses em Audiência Pública

 

Prestação de Contas da Secretaria de Educação e Tecnologia foi apresentada aos belo-jardinenses em Audiência Pública. Aconteceu na última segunda-feira (25), a primeira audiência pública promovida pela Secretaria de Educação e Tecnologia de Belo Jardim, na Câmara de Vereadores do município. A secretária de Educação, Carmen Peixoto, explanou a necessidade em prestar contas à comunidade sobre como tem sido as ações da pasta desde o momento em que assumiu a gestão em junho. Em quatro meses de gestão, foram entregues mais de 18.981 kits de merenda aos alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Carmen iniciou mencionando que será o primeiro encontro de muitos. “Temos o objetivo de manter o diálogo constante com a sociedade e prestar contas ao povo” disse ela. A apresentação foi dividida entre infraestrutura e logística, financeiro, integral e pedagógico, onde cada secretário executivo teve a oportunidade de apresentar suas ações até o momento e o planejamento para os próximos meses.

Uma das grandes ações será a implantação das escolas em tempo integral, uma parceria entre a gestão municipal, o Instituto Conceição Moura (ICM) e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). O processo já foi iniciado e está na fase de apresentação do projeto ao prefeito e aos secretários das demais pastas que compõem a Prefeitura Municipal. E em breve, será apresentado a toda comunidade com um momento onde poderão tirar suas dúvidas e entender cada fase desse processo que estará em funcionamento em 2022 em três unidades escolares.

Sobre as revitalizações, foi mostrado como a pasta encontrou as escolas municipais no mês de  janeiro, e as mudanças após esses 10 (dez) meses de gestão. Escolas que há mais de 12 (doze) anos não passavam por reparos, estruturas condenadas que ofereciam riscos aos estudantes. Em apenas três (3) meses, a equipe conseguiu entregar 15 (quinze) requalificações e a estrutura extra do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE).

A secretária executiva Administrativa e Financeira, Josilene Torres, relatou as dificuldades que tem enfrentado para regularizar as finanças da gestão, visto que as administrações passadas deixaram de apresentar prestações de contas de diversos programas, o que tem dificultado a captação de recursos para ações e programas do município.

O Sistema Municipal de Ensino conta atualmente com 9.761 alunos matriculados, divididos entre: educação infantil que atende creche e pré-escola; ensino fundamental; educação de jovens e adultos (EJA); além de estudantes com deficiências distribuídos na educação especial. Destaque também para o retorno gradativo das aulas presenciais. Equipes escolares têm recebido apoio de parceiros para proporcionar ao aluno o melhor do aprendizado, com reuniões de alinhamento, formações, oficinas, entre outras vivências que têm sido de suma importância.

O canal da secretaria no YouTube também foi reativado e semanalmente possui um cronograma de aulas, com produções inéditas onde professores da rede são convidados a participar. No canal também acontecem bate-papos, onde os convidados relatam suas experiências e aprendizados ao longo da sua trajetória profissional. Algo que merece destaque são as aulas de libras que podem ser assistidas por todos os belo-jardinenes que acessam o canal “Jardim da Educação” no Youtube.

Postar um comentário

0 Comentários