Notícias

6/recent/ticker-posts

Setembro Amarelo com diversas atividades em Belo Jardim

 

A Secretaria de Saúde de Belo Jardim, por meio da coordenação de Saúde Mental, está realizando diversas atividades voltadas para o Setembro Amarelo, campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio.

As ações tiveram início no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) com grupos terapêuticos para os usuários e um momento dedicado também aos profissionais da unidade. Mas a programação segue durante todo o mês com atividades para usuários, profissionais, estudantes, caminhada, piquenique, panfletagens, workshop e live.

“O Setembro Amarelo vislumbra acolher, ouvir a dor e sofrimento das pessoas que apresentam pensamentos/ideações suicidas. Estaremos o mês inteiro com atividades voltadas a temática.

Teremos atividades internas e externas. A ideia é chegar ao maior número de pessoas possíveis gerando reflexão sobre a importância de falar sobre o tema”, explica a coordenadora de Saúde Mental, Daniely Moura.

No dia 09/09, haverá uma panfletagem pelas principais ruas do centro de Belo Jardim. No dia 10/09 haverá a “Caminha pela Vida”, com os usuários do CAPS II, o prefeito Gilvandro Estrela e também alguns servidores e secretários municipais. O evento está marcado para às 8h, com saída do CAPS II em direção ao Parque do Bambu. No local haverá um piquenique, dinâmicas de grupo e atividades corporais.

Nos dias 14, 15, 16, 27, 28, 29 e 30 de setembro haverá o projeto “Cuidando de quem cuida”, onde os profissionais de Saúde Mental estarão em um momento de acolhimento e cuidados com os profissionais do CRAS Santo Antônio, Casa de Acolhimento, CRAS Cohab I, Centro Social, CREAS, Secretaria de Ação Social e as Unidades Básicas de Saúde do Xucuru, Vila Raiz, Serra do Vento e Água Fria. No dia 17/09, haverá mais uma panfletagem, desta vez, nas Feiras Livres de Belo Jardim.

Os estudantes da rede pública de ensino também serão beneficiados com a temática do suicídio sendo trabalhada dentro das escolas, nos dias 21 e 22/09. No dia 24 de setembro, na Câmara de Vereadores, a partir das 19h, haverá um workshop com o tema: É preciso falar/acolher: ideação suicida e depressão. As ministrantes são a médica psiquiatra, Dra. Daniela Lucena; a psicóloga e coordenadora do CAPSII, Daniely Moura; a psicóloga CAPS, Ialy Pacheco e a enfermeira, Tatiana Lins. O público-alvo são os profissionais e estudantes da área de saúde (médicos/enfermeiros/técnico de enfermagem/ psicólogos). Os interessados devem realizar a inscrição levando um quilo de alimento não perecível, de 13 a 20 de setembro, na sede do CAPSII (Rua Cicero Barbosa Maciel - 116- Boa Vista). O workshop terá direito a certificado. Outras informações: 98494.7825.

O encerramento das ações do Setembro Amarelo está marcado para o dia 30/09, às 19h, com uma live intitulada “Todos pela vida!”. Participam do bate-papo a psicóloga e coordenadora do CAPS II, Daniely Moura; a médica psiquiatra, Dra. Daniela Lucena; a psicóloga,  Ialy Pacheco e a enfermeira, Tatiana Lins. A live será transmitida pelo Blog Se Liga Belo Jardim.

Postar um comentário

0 Comentários