Notícias

6/recent/ticker-posts

Presidente vota, governo vence quebra de braço com a oposição e LDO é aprovada em Belo Jardim, PE

 

Blog Se Liga transmitiu nesta terça-feira, mais uma sessão da Câmara onde o blog liderou com folga absoluta de audiência, batendo mais um recorde de acessos na hora da sessão virtual.

Em sessão muito movimentada, com vários debates e argumentações por parte da bancada do Prefeito Gilvandro Estrela (DEM), como também pela bancada dos independentes e opositores, a Lei de Diretrizes Orçamentária – LDO foi aprovada por 8 x 7 votos.

Os vereadores de oposição e independentes, foram surpreendidos quando o Presidente Zé Lopes comunicou que votaria para desempatar o placar de 7×7, com base no Art 36 da Lei Orgânica do Município. A oposição levantou a tese de que Zé Lopes não poderia votar, com base na Lei Orgânica. Na tese dos opositores, o município poderia ter um prejuízo jurídico, onde tudo poderia voltar pare estaca zero, caso o Judiciário após o ingresso na justiça, entendesse que o Presidente não deveria votar neste tipo de decisão.

O debate foi chegando ao final, o desespero para tentar frear o voto do Presidente foi visível nos discursos de alguns vereadores de oposição, mas foram em vão, onde os opositores sugeriram uma reunião para o dia seguinte para se chegar ao bom senso e na reunião seguinte votaria o projeto.

Mas, o Presidente em suas palavras demostrou que estava muito bem assessorado e pegando as palavras do Vereador Euno Andrade que citou o Art. 47 da Constituição Federal que daria o poder ao Presidente de votar em coro qualificado, o voto de Zé Lopes foi “SIM”, dando ao Prefeito a vitória da quebra de braço da LDO.

CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988

Art. 47. Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações de cada Casa e de suas Comissões serão tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros.

A LDO, o Governo queria que aprovasse 25%, o Vereador Tenente tentou aprovar 15%, para flexibilizar e acabar com todo discursão, o Governo baixou para 19%, mas os opositores ao projeto, não compartilharam com a proposta do Prefeito, final do jogo, o projeto foi aprovado com 25%

As dependências da Câmara foram lotadas por Secretários e Funcionários para assistir ao vivo a vitória do Governo diante da oposição.

Fonte: blog Almir Pontes

Postar um comentário

0 Comentários