Notícias

6/recent/ticker-posts

Confira a programação completa do II Jardins da Literatura

Entre 12 e 16 de setembro o festival acontece em escolas de Belo Jardim além de Sarau no Espaço Conceição Moura, Palestra no Cine Teatro Cultura e uma programação especial do evento no Quilombo do Barro Branco

A segunda edição do Jardins da Literatura acontece com palestras, debates e contação de histórias entre os dias 12 e 16 de setembro em Belo Jardim. Contemplando a zona rural, uma agenda especial do festival acontece no domingo, dia 12, na Comunidade Quilombola do Barro Branco.

A abertura do evento será no Cine Teatro Cultura, na próxima segunda (13) em uma palestra sobre Literatura, Educação e Ancestralidade com a com a Mestra, cantadora de Coco e recém eleita patrimônio vivo do estado de Pernambuco, Beth de Oxum às 19h. O encerramento será com um Sarau na Praça, dia 16, às 17h no Espaço Conceição Moura.

A fim de aproximar os estudantes ao universo da literatura, o Jardins da Literatura, genuinamente belo-jardinense levará debates sobre o tema às escolas públicas de nível médio começando pelo EREM Belo Jardim, dia 13, às 9h com Malu Siqueira, escritora de contos e romances da cidade de Bodocó e Thiago Medeiros, caruaruense e autor de contos.

Já na terça, será a vez do ETE Edson Mororó Moura, com os escritores Bárbara Abreu e o poeta Robervânio Luciano às 9h. Bárbara escreve literatura infantil e infanto-juvenil, é autora do livro A menina do olho de vidro.

Ainda na terça (14) a psicopedagoga Edlayza (Tia Layza) e o músico-educador Gledson Lamartine (Tio Gled'Sons) realizam contação de histórias nas escolas municipais Sebastião José da Silva, próximo ao Sesc e a Escola Municipal Nossa Senhora do Bom Conselho, a partir das 15h.

Na quarta-feira (14), os músicos Jurandex e PRK conversam com estudantes no EREM João Monteiro às 9h e encerrando os debates, Maíra Tenório e o poeta Carlos dos Ventos vão estar no EREM Bento Américo, na quinta-feira (16) também às 9h, debatendo literatura com os jovens.

O produtor e idealizador do projeto Jardins da Literatura, David Henrique explica que “nesta edição o Jardins da Literatura trouxe algumas novidades como o Concurso de Poesia, o Ciclo de Debates com foco no ensino médio e a programação na comunidade quilombola do Barro Branco. A cada edição fazemos uma avaliação do projeto e vemos o que podemos melhorar nas próximas.

Encerrando a programação, um Sarau acontecerá no Espaço Conceição Moura às 17h na quinta-feira

 (16) com a contação de histórias de Tia Layza e Tio Gled'Sons, em seguida, haverá um recital com Luna Vitrolira, Roda de Poesia com Maíra Tenório, Maxwell Queiroz, Pierre Tenório e Oliveira Filho, além de apresentações musicais com Forró do Matuto e a primeira apresentação em Belo Jardim da senhora Zefinha de Bernardo, de 65 anos, cantadora de Coco do sítio mimoso em Xucuru.

Na Comunidade Quilombola do Barro Branco, acontecerá uma oficina de Cordel com Nogueira Neto às 9h, contação de histórias com Tia Layza e Tio Gled'Sons às 15h e Recital poético com Mateus Santos, jovem poeta do Sítio Rodrigues.

O Jardins da Literatura é uma realização da Poesis Produções em parceria com o Instituto Conceição Moura e Secretaria Especial da Cultura (Ministério do Turismo). O patrocínio é do Grupo Moura, através da Lei de incentivo à Cultura - Governo Federal, com apoio do Sesc, Governo de Pernambuco  Prefeitura Municipal de Belo Jardim.

Confira a programação completa abaixo

 

PROGRAMAÇÃO - II JARDINS DA LITERATURA

JARDINS NO QUILOMBO

12/09 | Domingo | Comunidade Quilombola do Barro Branco

9h Oficina de Cordel com Nogueira Neto

15h Contação de histórias com Tia Layza e Tio Gled'Sons

16h Recital poético com Mateus Santos

 

ABERTURA

13/09 | Segunda-feira | Cine Teatro Cultura

19h: Palestra: LITERATURA, EDUCAÇÃO E ANCESTRALIDADE com a mestra Beth de Oxum

CICLO DE DEBATES - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

13/09 | Segunda-feira | EREM BELO JARDIM

9h Debate com Malu Siqueira e Thiago Medeiros

14/09 | Terca-feira | ETE EDSON M. MOURA

9h Debate com Bárbara Abreu e Robervânio Luciano

14/09 | Terça-feira | Escolas Municipais

15h Contação de histórias com Tia Layza e Tio Gled'Sons

15/09 | Quarta-feira | EREM JOÃO MONTEIRO

9h Debate com Jurandex e PRK

15/09 | Quarta-feira | Sesc Ler Belo Jardim

15h Contação de histórias com Tia Layza e Tio Gled'Sons

16/09 | Quinta-feira | EREM BENTO AMÉRICO

Debate com Maíra Tenório e Carlos dos Ventos

 

SARAU NA PRAÇA

16/09 | Quinta-feira | Espaço Conceição Moura

17h

Contação de histórias com Tia Layza e Tio Gled'Sons

Roda de Poesia com Maíra Tenório, Maxwell Queiroz, Pierre Tenório e Oliveira Filho

Recital com Luna Vitrolira

Show com Zefinha de Bernardo

Show com Forró do Matuto

Postar um comentário

0 Comentários