Notícias

6/recent/ticker-posts

Sesc Ler Belo Jardim promove etapa do Oitivas Afetivas no Quilombo do Barro Branco

 

Programação do projeto que discute a memória social de povos tradicionais do país acontece neste sábado (14/08), das 14h às 17h30

A comunidade Quilombola do Barro Branco, na área rural de Belo Jardim, é a localidade escolhida para uma das etapas da 3ª edição do projeto Oitivas Afetivas, projeto do Sesc criado a partir de estudos realizados em encontros do Núcleo de Pesquisa e Experimentação em Literatura da unidade de Belo Jardim. A programação acontece neste sábado (14/08), das 14h às 17h30. O Oitivas Afetivas é um projeto literário que nasceu das pesquisas provindas das temáticas “Literatura e Resistência” e Literatura Afro-brasileira.

O projeto discute a memória social por meio da oralidade, evidenciada a partir das escutas afetivas. O projeto é voltado para os povos tradicionais identificados no território brasileiro, neste caso, especificamente, de localidades do Agreste pernambucano. A ação terá início às 14h, com a mística de acolhida ao Barro Branco, uma espécie de ritual de recepção próprio de comunidades tradicionais realizado antes do início das atividades; das 14h30 às 15h30, Elaine Lima, liderança da comunidade e jovens que vivem no local realizam um bate-papo e escutas afetivas sobre o tema “O Protagonismo do Jovem na Comunidade Remanescente do Barro Branco”.

Das 15h30 às 17h, o Núcleo de Pesquisa e Experimentação em Literatura do Sesc Ler Belo Jardim promovem uma ação literária, com temas relativos às histórias dos povos africanos. E das 17h às 17h30, tem uma partilha afetiva como desfecho desta etapa do projeto. Trata-se de um processo em que se desperta a ligação vivida durante três gerações desse povo através de histórias, causos e costumes. “O objetivo é despertar, por meio das sensações, as memórias e histórias da comunidade, o ato de ouvir, de estar atento às vivências dos outros, o exercício da escrita e documentar a história do local”, explica Juvêncio Amâncio Júnior, professor de artes do Sesc Ler Belo Jardim.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde para comerciários e dependentes. As 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, e têm ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital

(https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br. Além disso, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário, da Fecomércio, podem adquirir produtos e serviços do Sesc em condições diferenciadas.

Postar um comentário

0 Comentários