Notícias

6/recent/ticker-posts

Belo Jardim passa a contar, pela primeira vez em sua história, com atendimento de neuropediatria

As crianças de Belo Jardim passam a contar, a partir da próxima semana, com o atendimento de neuropediatria na Policlínica Professor Ulisses Lima. A especialidade médica era bastante solicitada na rede pública, mas o serviço nunca existiu no município. O atendimento era encaminhado para hospitais de referência em outras cidades e, mesmo assim, desde o início da pandemia, em março de 2020, não acontecia.

“Este é um momento de imensa felicidade. Saber que conseguimos trazer para nossa cidade essa especialidade que nunca existiu aqui e era difícil em toda a região. Nossa saúde dá largos passos rumo ao desenvolvimento, onde nosso principal objetivo é o povo de Belo Jardim”, disse Gilvandro Estrela.

No dia primeiro de setembro, o neuropediatra Ribamar Coutinho iniciará o atendimento, sempre às quartas-feiras, para crianças de zero a 12 anos. A marcação seguirá o que preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, passa pela Unidade Básica de Saúde/Posto de Saúde, onde o médico clínico encaminhará a solicitação para o especialista e o agendamento feito via Central de Regulação. Os bairros que não tiverem unidades de saúde, devem marcar primeiro com um clínico ou pediatra direto na Policlínica para receber o encaminhamento.

Neste primeiro momento, a prioridade do atendimento será das crianças que estão na fila de espera da Central de Regulação. Atualmente, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Belo Jardim possui uma fila de espera com 150 crianças.

“Fico feliz em fazer parte de uma gestão preocupada em oferecer sempre o melhor para os belo-jardinenses. Com o apoio e entendimento do prefeito de Gilvandro Estrela, Belo Jardim terá, pela primeira vez, um neuropediatra. Só temos a ganhar com todos os investimentos que estão sendo feitos na saúde do município”, disse a secretária de Saúde, Aline Cordeiro.

Neuropediatra ou neurologista infantil- é o médico que acompanha o desenvolvimento neurológico das crianças, avaliando todo o sistema nervoso. O profissional atua a partir da análise das aquisições motoras, cognitivas e de linguagem da criança ao longo do seu desenvolvimento.

Postar um comentário

0 Comentários