Notícias

6/recent/ticker-posts

Secretaria de Saúde de Belo Jardim esclarece sobre distribuição de medicamentos

A Secretaria de Saúde de Belo Jardim, por meio Central de Assistência Farmacêutica (CAF), esclarece aos belo-jardinenses que segue a Política Nacional dos Medicamentos na hora da distribuição de alguns remédios por parte da Farmácia Municipal. Anteriormente, acontecia uma distribuição irregular e contrária ao que preconiza o Ministério da Saúde.

A Política Nacional dos Medicamentos, criada em 1998 pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo de facilitar, garantir o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelecer o uso racional dos medicamentos. Além disso, dispõe da Relação Nacional de Medicamentos (RENAME) como sendo a padronização de medicamentos para indicados para o atendimento de doenças ou agravos no âmbito do SUS. A RENAME norteia a responsabilidade da distribuição de medicamento pelas três esferas governamentais. Ficando: medicamentos do Componente Básico (responsabilidade dos Municípios); medicamentos do Componente Estratégico (Responsabilidade do Ministério da Saúde) e medicamentos do Componente Especializado (responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde).

Para ter acesso aos medicamentos especializados, como a risperidona, os usuários devem se dirigir a Farmácia de Pernambuco, em Caruaru, para pegar os documentos norteadores, protocolos e diretrizes ou acessar o site www.farmacia.pe.gov.br. O médico prescritor preenche, solicita os exames necessários e após reunir todos os documentos necessários, deve se dirigir, novamente, para a Farmácia do Governo do Estado de Pernambuco para dar entrada e começar a receber seus medicamentos.

O município de Belo Jardim fica responsável pela distribuição de medicamentos de componente básico, como por exemplo: losartana, hidroclorotiazida, furosemida; metformina e glibenclamida, entre outros.


Postar um comentário

0 Comentários