Notícias

6/recent/ticker-posts

Belo jardim recebe pacientes com Covid-19 após falta de oxigênio em Lajedo

 

Após alertar o governador do estado e o secretário estadual de saúde sobre um possível colapso pela falta de oxigênio em Pernambuco, o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (DEM), acolheu três pacientes oriundos da cidade Lajedo pela falta do insumo nesta sexta-feira (28/05).

Nesta última semana, com o aumento de casos graves de pessoas com Covid-19, várias cidades de Pernambuco estão vendo o sistema de saúde colapsar, faltando insumo básico para atender os pacientes com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como o oxigênio. Pessoas que precisam lutar contra o Coronavírus estão correndo risco de perder a batalha pela vida por falta do mínimo: ar.

As cidades de Pesqueira, São Caetano e Alagoinha, no Agreste, também sinalizaram o desabastecimento de oxigênio nas unidades hospitalares. A mesma situação se repete em Custódia, localizada no Sertão, contudo, a condição de atendimento é ainda pior com a falta de outros insumos para realizar a entubação de pacientes.

Em uma reunião virtual feita pela Amupe, há cerca de um mês, Estrela advertiu a respeito do reabastecimento de oxigênio nas unidades de saúde dos municípios de todo o estado, entretanto, de acordo com o prefeito de Belo Jardim, sua fala não ecoou na ocasião.

“A minha fala não foi levada muito a sério e hoje vejo o sofrimento de alguns Prefeitos sentindo a falta do produto que salva vidas”, relatou. Gilvandro Estrela solicitou ainda que o governador encontre urgentemente uma solução para evitar que Pernambuco vivencie caso semelhante a alguns estados do Norte do país.

“Espero que Pernambuco não venha a passar pela mesma tragédia que enfrentou Manaus, com a morte de inúmeras pessoas e que serviu de manchete para o mundo todo. Estamos falando de vidas e é isso o que importa”, desabafou Estrela.

Além dessa reunião, através de ofício, a secretaria de Saúde de Belo Jardim havia solicitado apoio da IV Gerência Regional de Saúde para viabilizar oxigênio e outros insumos para o município, como medicamentos para sedação e kits de entubação, já prevendo o colapso na saúde pela falta do material.

BJ1

Postar um comentário

0 Comentários