Notícias

6/recent/ticker-posts

Conta de energia: Aneel mantém tarifa de bandeira amarela

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária permanecerá amarela no mês de março. Em nota, a agência explicou que os reservatórios das hidrelétricas estão com volume reduzido e justificou o valor extra das bandeiras tarifárias como medida de custeio do acionamento das usinas termelétricas no período.

Em janeiro deste ano, moradores de diversos bairros de Belo Jardim realizaram um protesto em frente à Agência de Atendimento da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) do município, denunciando o valor abusivo na cobrança da conta de luz; relembre.

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aosconsumidores o bom uso da energia elétrica. As cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior e a verde, o menor.

A Celpe recomenda que, diante da cobrança da tarifa amarela, neste mês, os consumidores mantenham uso consciente dos aparelhos elétricos e evitem o desperdício de energia para não ser surpreendido com o valor da fatura.

Dicas de economia – Adquira aparelhos elétricos eficientes, desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora, aproveite a luz natural, escolha lâmpadas LED, evite usar a função stand-by dos aparelhos, mantenha temperatura agradável do ar condicionado e evite ligar o chuveiro nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados.

BJ1

Postar um comentário

0 Comentários