Notícias

6/recent/ticker-posts

Belo Jardim intensifica ações de prevenção e combate à leishmaniose na cidade

 

Belo Jardim intensifica ações de prevenção e combate à leishmaniose na cidade

 

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Saúde e do Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde, tem intensificado as ações de prevenção e combate à leishmaniose, considerada uma das doenças parasitárias que mais mata no mundo.

Desde o mês de janeiro, o trabalho vem sendo executado com a realização de inquérito canino nas áreas consideradas preocupantes do município, georeferenciadas, por meio de GPS, pela Coordenação do Programa de Combate as Leishmanioses da IV GERES (Quarta Regional de Saúde), com sede em Caruaru. A equipe de Agente de Endemias, responsável pelo programa no município, mantém o trabalho de prevenção e combate à leishmaniose de forma constante.

A doença é transmitida ao cão pelo mosquito Flebotomíneo, popularmente conhecido como mosquito palha. A colaboração da população é fundamental, no sentido de facilitar a entrada dos agentes nas casas para a realização de inquérito canino e de todos os serviços necessários.

Nos dois primeiros meses de 2021, a Vigilância Ambiental realizou o teste rápido para diagnóstico de leishmaniose animal. Foram 55 cães testados, sendo: 12 positivos e 43 não reagentes. Já, no ano de 2020, conforme consta no Gerenciador de Ambiente Laboratorial – GAL, o município realizou apenas 12 testes, sendo nove negativos e três reagentes.

“Este trabalho que vêm sendo realizado é muito importante, principalmente, pelo fato de que há casos em que o cão está com a doença, mas não manifesta sintomas. É importante ficar atendo e observar se os cães estão emagrecendo repentinamente, ferimentos na ponta do nariz e orelhas, secreções nos olhos e unhas compridas”, explicou o coordenador de Vigilância em Saúde de Belo Jardim, Adriano Abrantes.

Outras informações, a população pode buscar através do telefone da Vigilância em Saúde, que fica localizada na rua Manoel Gabriel de Almeida, 111 – Boa Vista. Telefone: 3411.1620 ramal 1620.

Postar um comentário

0 Comentários