Notícias

6/recent/ticker-posts

Belo Jardim é escolhido pelo TCE como o 5º município a participar do Modelo de Contratação para o Transporte Escolar (MCTE)

 

Belo Jardim é escolhido pelo TCE como o 5º município a participar do Modelo de Contratação para o Transporte Escolar (MCTE)

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação foi selecionada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), como uma das cinco cidades para compor o Modelo de Contratação para o Transporte Escolar (MCTE). O intuito é utilizar esse estudo para criar um modelo a nível de estado, validando, testando e aperfeiçoando o georreferenciamento  do transporte escolar do município.

Belo Jardim foi escolhida por ter uma zona rural extensa, além dos três distritos que precisam desse transporte escolar, sendo eles: Serra do Vento, Xucuru e Água Fria.

O sistema de monitoramento das rotas escolares é uma parceria que proporcionará à secretaria um maior controle dos estudantes que utilizam o transporte escolar e, ao mesmo tempo, fazer um atendimento especializado, pois sabe-se que um dos fatores que interfere a frequência do aluno na escola é o transporte escolar, então o serviço tem que ser eficaz, com comprometimento diário de transportar o aluno com segurança.

O modelo utilizado tem como referência a cidade de Ipojuca, Mesorregião Metropolitana do Recife. E entre as cinco cidades, em três será aplicado o melhoramento do modelo da cidade de Ipojuca e dois será desenvolvido o modelo avançado, e Belo Jardim está entre essas duas do modelo avançado.

O tribunal de contas disponibilizou uma equipe para coletar informações, para alimentar um programa que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi aberto um Procedimento Interno de Auditoria para atuação nos serviços de Transporte Escolar do município de Belo Jardim.

Nele também constará a participação dos servidores indicados pela gestão e que atuarão juntamente com a equipe do TCE, além das marcações de reuniões periódicas para definição das atividades e acompanhamento dos resultados, tudo isso para que possam ter um bom resultado e sucesso.

"Teremos uma equipe para nos auxiliar no planejamento e no monitoramento e assim ter mais transparência no transporte público utilizado pelos alunos, de forma eficaz e garantindo o translado da criança de casa para a escola com segurança", disse a secretária de educação, Marta Medeiros.

Postar um comentário

0 Comentários