Notícias

6/recent/ticker-posts

Secretaria de Cultura e Memorial Belo Jardim serão sediados na Estação Ferroviária

 

A Estação Ferroviária, localizada na Praça Desembargador João Paes, inaugurada em 1906, irá acomodar a Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, além do Memorial Belo Jardim. O importante patrimônio do município foi tombado em 2001, pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco- Fundarpe.

Além de centralizar as memórias e o acervo histórico e cultural do município de Belo Jardim em um único espaço, um dos principais pontos para a relocação da secretaria é a contenção de despesas e o respeito ao dinheiro público, haja vista que os prédios onde funcionavam a antiga sede da Secretaria e o Memorial, eram alugados a terceiros.

O projeto para criar o museu da cidade, vem de muito tempo, mas o que se via no Memorial e no “museu” da Estação, eram espaços carentes e ociosos de representação artística, histórica e cultural belo-jardinense. O governo Gilvandro Estrela tirará do papel a revitalização e montará o verdadeiro Museu da Cidade de Belo Jardim, onde a pluralidade da arte será reconhecida e acomodada.

Para que todo o acervo fosse transportado com os devidos cuidados, foi realizada uma parceria com a Secretaria de Educação, através da diretoria de transporte, para ceder um automóvel que pudesse realizar o serviço oficial sem que demandasse mais ônus para a gestão, já que seria necessário contratar o serviço. Além da contenção de gastos, as escolas municipais não estão em funcionamento.

Para os que necessitarem dos serviços da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendimento, provisoriamente, a Secretaria está instalada no Empresarial Mariola, R. Mal. Deodoro- Centro, n 45, onde funcionava o Teatro Fusbeja, aguardando os trâmites legais, para relocação da Agência de Trabalho e Procon da cidade, para um espaço com melhores acomodações para a equipe e a população, atualmente ocupa espaço cedido pela prefeitura.

Por Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários