Notícias

6/recent/ticker-posts

Nascente do Rio São Francisco transbordando após chuva em Minas Gerais



Um vídeo feito por um condutor da agência de turismo receptivo “Canastra Adventure” mostra a nascente do Rio São Francisco, que fica dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, transbordando após uma chuva registrada nesta terça-feira (22/04/19).

Nas imagens é possível ver que a nascente transbordou, fazendo com que a água inundasse a estrada existente no local. Em uma rede social, o perfil da agência afirmou que o nível d’água registrado nesta terça-feira é um “dos maiores de água já visto nos últimos 20 anos”.


Chuva Nascente Serra da Canastra
De acordo com informações do Climatempo, a previsão do tempo desta terça-feira era de 0,4mm de chuva na cidade. Consta na ferramenta “chuva agora” que a chuva começou por volta das 13h10 e durou até cerca de 15h10, com a maior incidência às 13h40, quando o satélite apontou uma chuva moderada na região.

Procurado pela reportagem, o Corpo de Bombeiros de Piumhi, responsável pelo atendimento em São Roque de Minas, informou que não houve nenhum chamado na região decorrente da tromba d'água registrada. Em janeiro de 2019, as chuvas fizeram o volume de água do rio aumentarem na região.


Seca na nascente
Em 2014, a reportagem mostrou uma situação inédita no local. Um longo período de estiagem provocou a seca da nascente do Rio São Francisco. Na época, o volume útil da Represa de Três Marias, que é a primeira barragem construída ao longo do rio, chegou a registrar 6%, a de Sobradinho, 31%.
Fonte:G1