Notícias

6/recent/ticker-posts

'Se eu pudesse definir o São João em uma palavra, seria Caruaru', diz Xand Avião durante show




Se eu pudesse definir o São João em uma palavra, seria Caruaru". Foi com essas palavras que Xand Avião, da banda Aviões, começou o show na noite deste sábado (9) no Maior e Melhor São João do Mundo, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Mas antes do "comandante" se apresentar, quem subiu ao palco do Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga foi o alagoano Geraldo Cardoso, que cantou sucessos do forró tradicional como "Caboclo Sonhador" e "A natureza das coisas". Durante a apresentação, o cantor falou da honra que é se apresentar na cidade.

Quando Aviões começou o show, cerca de 60 mil pessoas, de acordo com a prefeitura, lotavam o polo principal da festa. Xand cantou junto com o público músicas como "Naquele mesmo bar", "Inquilina" e "Eu e a Torcida do Brasil", lançada neste ano em parceria com Wesley Safadão, que fará show no São João de Caruaru no domingo (17).


"Quando falamos de Caruaru, o repertório quem faz é o público", Xand Avião durante entrevista coletiva.

A profissional de recursos humanos, Iara Rafaela, de 25 anos, é de São Paulo e veio conferir o São João de Caruaru pela quarta vez. "Eu conheci a festa por meio de familiares e pretendo vir mais vezes. Hoje vim especialmente para ver o show do Xand".


Iara veio acompanhada do primo, o estudante Erivaldo Cavalcante, de 21 anos. Ele mora em Quipapá, na Mata Sul de Pernambuco. "Está tudo maravilhoso", afirmou o jovem sobre a tradicional festa caruaruense.

A terceira atração da noite foi o pequeno grande Azulão e o filho dele, Azulinho. A dupla de caruaruenses levou o forró tradicional para o palco e fez todo o público dançar. Durante a apresentação, pai e filho fizeram homenagens a uma das homenageadas do São João, Fátima Marcolino, e também ao mestre Dominguinhos.

Para homenagear Fátima, Azuão e Azulinho cantaram "Sala de Reboco", uma composição do pai dela, José Marcolino, e Luiz Gonzaga, o rei do Baião. "É muito bom tocar em Caruaru e fazer esse forrozinho gostoso", ressaltou o pequeno grande no show.


Quem encerrou a noite foi o pernambucano Jorge Altinho, compositor de "Capital do Forró", uma das canções que consagrou os festejos juninos de Caruaru. Com 40 anos de carreira, o artista destacou que tem orgulho de ter gravado músicas de todos os compositores da cidade, e destacou nomes como Juarez Santiago, Onildo Almeida e Janduhy Finizola.

"Luiz Gonzaga deixou a música nordestina muito forte. Através do xote, xaxado e baião é possível levar a nossa cultura e identidade do Nordeste para os quatro cantos do mundo", destacou Jorge.

A programação do São João 2018 de Caruaru segue no domingo (10), com shows de Magníficos, Santanna e do DJ Alok no Pátio de Eventos.
Fonte:G1