Companhia
de TV por assinatura brasileira aumentou de 14,3% para 21% os atendimentos ao
consumidor por meio dos robôs no último ano
Aquelas
horas de espera ao telefone para conseguir resolver alguma questão com empresas
e serviços podem estar com os dias contados. Atuando em diversas plataformas da
internet, os robôs de atendimento, os chamados chatbots, estão cada vez mais
integrados com a inteligência artificial e são uma alternativa para empresas
dialogarem com o consumidor Pesquisa da empresa de tecnologia Gartner estima
que, até 2020, 85% dos serviços de atendimento ao cliente serão realizados por
meio do ambiente virtual.
Uma
companhia de TV por assinatura brasileira aumentou de 14,3% para 21% os
atendimentos ao consumidor por meio dos robôs no último ano, com somente 25%
das solicitações sendo encaminhadas para o atendimento humano.
O
termo chatbot é a junção de chat (conversa) com bot (abreviação de robôs em
inglês) e trata-se de uma tecnologia baseada em algoritmos, desenvolvida para
que robôs ou softwares interajam com seres humanos por meio de uma conversação
amigável, como se fosse um diálogo natural.
Existem
hoje no Brasil cerca de 8 mil bots instalados, segundo pesquisa de mercado. “O
chatbot é hoje um 'recepcionista' do consumidor, trabalha 24 horas
ininterruptas para atender as solicitações. Estamos falando de um mercado que
entra na fase da massificação. Atualmente os consumidores podem interagir por
essas plataformas digitais também quando falam com uma pequena e média
empresa”, opina o diretor-executivo da Hi Plataform, uma empresa pioneira na
implantação da tecnologia de chatbots no Brasil, Marcelo Pugliesi. Fonte: FolhaPE