Notícias

6/recent/ticker-posts

Estudantes do IFPE implantam horta orgânica em escola pública de Belo Jardim, PE

Dois estudantes do curso técnico em Agropecuária do IFPE Campus Belo Jardim implantaram, na Escola Municipal Tenente João Cordeiro, no distrito de Vila Raiz, uma horta orgânica que será mantida com o apoio dos alunos e professores da escola, e vai ajudar, dentre outras coisas, a promover a educação ambiental e melhorar a qualidade da merenda local. A ação dos irmãos Davison e Daniel Marcos, que também conta com a participação do engenheiro agrônomo Marcos Barbosa e da assistente social Maria Cecília, faz parte do projeto de extensão Horta na Escola, que neste mês de fevereiro iniciou suas três primeiras das sete etapas previstas para serem realizadas até o final do ano: escolha do local de plantio, coleta de semente e preparação do solo.      

Segunda a orientadora da ação, Sandra Cassiano, o projeto, apesar de sua característica prioritariamente agrícola, envolve muitos aspectos multidisciplinares. “Os estudantes da escola participam de todas as fases de implantação da horta, adquirindo conhecimentos práticos e teóricos que envolvem diversas áreas do conhecimento, como ciências, matemática, história e Geografia. Hoje (27), por exemplo, trabalhamos atividades de artes para a preparação do local onde as plantas serão cultivadas”, conta Sandra.    

Outro dos objetivos do projeto é fazer com que a horta se constitua em um laboratório natural para os estudantes, mostrando a eles a importância de plantar e cuidar, sensibilizando a criança desde cedo acerca da preservação do meio ambiente. E, segundo o diretor da escola, Josué Barbosa, já é nítido a motivação de seus alunos neste início da ação. “Quase todas essas crianças moram no campo e crescem vendo seus pais trabalhando com agricultura. Para elas está sendo desafiador aprender essas técnicas e ajudar as suas famílias na multiplicação deste conhecimento. A horta realmente está mobilizando a atenção deles”, declara o diretor.     

As ações referente ao Horta na Escola durarão por todo o ano na Escola Tenente João Tavares, e a intenção é que, após esse período, os próprios alunos possam manter as plantações de forma permanente, repetindo todos os ciclos do processo.de cultivação de culturas como Salsa, Beterraba, Cebola e Tomate. Assessoria