Notícias

6/recent/ticker-posts

Mostra Fotográfica Itinerante 'Rurais' é realizada em Caruaru


exposição fotográfica itinerante "Rurais" é realizada em Caruaru, no Agreste do Pernambuco, entre os dias 28 de novembro a 3 de dezembro. O corte da cana-de-açúcar, as queimadas o universo que compõe o cotidiano do homem rural dos canaviais pernambucanos estão em foco no evento. "Rurais" é fruto dos registros feitos por Joãomiguel Pinheiro e Francisco Baccaro em diversas locações onde a cadeia produtiva canavieira está presente.

São 38 fotos em colorido e preto e branco, 14 delas estão expostas nas janelas de um ônibus e retroiluminadas pelo sol, enquanto as demais estão na área externa fixadas em uma tenda. Na parte interna é possível sentir o calor da região junto com a paisagem sonora, com sons do corte de facão e queimadas que tornam a experiência ainda mais realista.

As imagens captadas por João Miguel evidenciam de maneira visceral a força da mão de obra dos trabalhadores nos canaviais, as vestimentas, o refúgio num gole d’agua mesmo sob o sol fervente e o cansaço no trajeto de volta para casa. Já Francisco traz a fotografia de homens que se misturam às palhas da cana, à poeira e ao fogo diariamente.

Acessibilidade
A exposição “Rurais” é uma experiência sensorial completa para todos os públicos e para isso a acessibilidade foi tratada com muito cuidado. A mostra oferece monitoria e audiodescrição para todas as fotos, vídeo em libras e fichas descritivas escritas em braille.

Sobre os fotógrafos
O fotógrafo João Miguel Pinheiro (Recife, 1971) é também produtor cinematográfico, cenógrafo e diretor de arte. Tem intensificado sua produção audiovisual, apresentando trabalhos frutos de suas pesquisas em viagens pelo Brasil, de onde se desprendem suas imagens. Atualmente, vive em Olinda, Pernambuco.

Francisco Baccaro (Olinda, 1978) é master de Cinema pela Scuola Civica di Cinema e Nuovi Media, de Milão, com várias exposições, instalações e live performances ao redor do mundo, nas quais se destacam o potencial interativo de sua produção autoral. Atualmente, vive no Recife, Pernambuco.

Serviço
Exposição fotográfica itinerante “RURAIS"
Data: 28 de novembro a 3 de dezembro
Local: Marco Zero, na rua 15 de Novembro, Centro
Fonte:G1