Esperado no Jubileu de 300
anos de Nossa Senhora Aparecida, comemorado nesta quinta (12), o papa Francisco
tinha "manifestado a intenção", segundo suas próprias palavras, de
participar da festa quando esteve na cidade paulista, em 2013.
"Mas a vida de um papa
não é fácil", explicou o Santo Padre, em vídeo gravado no Vaticano. A
mensagem foi transmitida no início da missa campal, nesta manhã, na área
externa do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Em seis minutos, o papa
buscou transmitir esperança aos fiéis –são esperados 200 mil nesta sexta (12),
número 20% maior do que em anos anteriores.
"A esperança é a
virtude que deve permear o coração dos que creem, sobretudo quando ao nosso
redor as situações de desespero parecem querer nos desanimar."
"Não se deixem vencer
pelo desânimo", disse o papa, que repetiu a frase: "Não se deixem
vencer pelo desânimo. Confiem em Deus."
"O Brasil hoje
necessita de homens e mulheres cheios de esperança e firmes na fé, que deem
testemunho de que o amor manifestado na solenidade e na partilha é mais forte e
luminoso que as trevas do egoísmo e da corrupção", disse.
Em seu nome, o Papa enviou o
representante do Vaticano no Brasil, dom Giovanni Battista Re. O líder da
Igreja também endereçou um presente a Aparecida: uma rosa de ouro, exibida na
missa ao lado de uma réplica de Nossa Senhora Aparecida. O presente é uma
tradição que ele concede a santuários e personalidades católicas.
Assistiam ao discurso
transmitido pelo telão, em área reservada da cerimônia, o governador Geraldo
Alckmin (PSDB) e os ministros Gilberto Kassab (PSD) e Antonio Imbassahy (PSDB)
–este, titular da Secretaria-Geral de Governo, representando Michel Temer.
O presidente não veio à
cerimônia e também gravou um vídeo, divulgado nesta manhã.
VAIAS
Ao serem anunciados pelo
padre, Alckmin, Kassab e Imbassahy foram vaiados brevemente pelos fiéis.
A vaia durou poucos
segundos, e os sacerdotes logo prosseguiram a cerimônia religiosa, conduzida
integralmente por Battista Re.
Além da missa, Alckmin
assinará no Santuário a liberação de unidades habitacionais do CDHU em
Aparecida. Já Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações,
participará do lançamento de um selo postal especial para o Jubileu,
acompanhado do presidente dos Correios.
LEIA A MENSAGEM DO PAPA NA
ÍNTEGRA
Querido povo brasileiro,
queridos devotos de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.
Minha saudação e minha
benção para todos vocês que estão vivendo em Cristo Jesus um ano mariano por
ocasião do Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem da Vigem e Mãe Aparecida
nas águas do Rio Paraíba do sul.
Em 2013, durante a minha
primeira viagem apostólica internacional, tive a alegria e a graça de estar no
Santuário de Aparecida e rezar aos pés de Nossa Senhora, confiando ali o meu
pontificado e lembrando o povo brasileiro com a acolhida tão calorosa que vem
do seu abraço e coração tão generoso.
Naquela ocasião, inclusive,
manifestei meu desejo de estar com vocês no ano jubilar, mas a vida de um Papa
não é fácil, por isso quis nomeei o cardeal Dom Giovanni Battista Re como
delegado pontifício, para as celebrações do dia 12 de outubro, confiei a ele a
missão de garantir assim, a presença do Papa entre vocês.
Ainda que não esteja
fisicamente presente, quero, entretanto por meio da Rede Aparecida de
Comunicação manifestar meu carinho, por esse povo querido e devoto da Mãe de
Jesus. O que deixo aqui são simples palavras, mas desejo que vocês recebam com
meu fraterno abraço nesse momento de festa.
Em Aparecida, repito aqui,
as palavras que proferi em 2013 no Altar do Santuário Nacional,
"aprendamos a conservar esperança, a deixar nos surpreender por Deus e
viver na alegria, esperança querido povo brasileiro, é virtude que deve permear
os corações dos que creem.Sobretudo, quando ao nosso redor temos situações de
desespero que podem sem querer nos desanimar, não se deixem vencer pelo
desanimo. Não se deixem vencer pelo desanimo!Confiem em Deus, confiem na
intercessão de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário de Aparecida e em cada
coração devoto de Maria, que podemos tocar a esperança que se concretiza na
vivencia da espiritualidade, na generosidade, na solidariedade, na
perseverança, na fraternidade, na alegria, que por sua vez são valores que
encontram sua raiz mais profunda na fé cristã".
Em 1717 quando foi retirada
das águas pelas mãos dos três pescadores a Vigem Mãe Aparecida já nos inspirou
a confiar em Deus que sempre nos surpreende, pense na abundância da graça
derramada de modo concreto na vida dos que estavam temerosos diante dos poderes
estabelecidos. Deus nos surpreendeu, pois aquele que nos criou com amor
infinito no surpreende sempre, Deus nos surpreende sempre!
Nesse jubileu festivo em que
comemoramos os 300 anos daquela surpresa de Deus, somos convidados a sermos
alegres e agradecidos. Alegrai-vos sempre no senhor, e que essa alegria que
irradia de seus corações, transborde e alcance cada canto do Brasil,
especialmente as periferias geográficas, sociais e existenciais que tanto
anseiam por uma gota de esperança.
O singelo sorriso de Maria
que conseguimos deslumbrar em sua imagem seja fonte do sorriso de cada um de
vocês diante das dificuldades da vida, o cristão jamais pode ser pessimista, o
cristão jamais pode ser pessimista!
_Por fim, agradeço o povo
brasileiro pelas orações que diariamente oferecem por mim, especialmente
durante a celebração da Santa Missa. Rezem pelo Papa e tenham certeza que o
Papa sempre reza por vocês!
Juntos, de perto ou de
longe, formamos a igreja, o povo de Deus e cada vez que colaboramos, ainda que
de maneira simples e discreta como o anúncio do evangelho tornamo-nos assim
como Maria, um verdadeiro discípulo missionário e o Brasil hoje necessita de
homens e mulheres cheios de esperança e firmes na fé, que deem testemunho de
que o amor manifestado na solenidade e na partilha é mais forte e luminoso que
as trevas do egoísmo e da corrupção.
Com saudades do Brasil! Com
saudades do Brasil!
Concedo-lhes a missão
apostólica pedindo a Nossa Senhora Aparecida que interceda por todos nós, assim
seja!

